DESTAQUE

Bancada do Amazonas propõe edição de medida provisória para destravar obras na BR-319

Segundo o senador Eduardo, o momento é propício já que o Poder Executivo começou, na semana passada, a liberar aeroportos do interior do Amazonas

Em reunião com o ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, na última sexta-feira (22/05), o senador Eduardo Braga (MDB/AM) reiterou a necessidade da edição de uma medida provisória para erradicar todos os entraves burocráticos que atrasam a execução das obras de recuperação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).

“Falo isso há um ano e cinco meses com esse Governo Federal. Tratei desse mesmo assunto com o governo de Michel Temer, assim como com o governo de Dilma Rousseff. Estou muito preocupado porque o tempo está passando”, disse o parlamentar a Freitas e aos principais assessores da pasta.

Segundo Eduardo, o momento é mais do que propício para que sejam destravados, de vez, os gargalos que dificultam as intervenções na rodovia, já que o Poder Executivo começou, na semana passada, a liberar aeroportos do interior do Amazonas para pousos e decolagens de aeronaves do porte ATR 72 (com capacidade de transportar até 72 passageiros). Os primeiros contemplados foram os aeródromos de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé. Está prevista a emissão de mais certificados para esse tipo de operação em outros terminais do Estado.

Ao senador, Freitas afirmou que a BR-319 continua a ser uma prioridade da pasta, ainda que seja um dos empreendimentos mais complexos, pois envolve questões ambientais, legais, entre outras.

Infraestrutura portuária

Durante a reunião, Eduardo obteve a liberação de um flutuante para o município de Lábrea enquanto a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) não é construída. A estrutura se encontra em um estaleiro de Manaus (AM) e deve ser enviada a Lábrea assim que os procedimentos burocráticos e administrativos forem cumpridos. “Na semana que vem, vamos tomar todas as providências necessárias, como a inspeção e a autorização da Marinha, para que esse terminal possa atender a população da cidade”, explicou Freitas em vídeo divulgado nas redes sociais do senador. Confira:

Pular para o conteúdo