No podcast desta quarta-feira no Valor Amazônico, Euler Ribeiro fala sobre catarata, procedimento com maior demanda no SUS

IBGE estima que entre 2010 e 2019 tenha triplicado o número de cegos no Brasil, saltando para mais de 1,5 milhão

Nesta quarta-feira (14/10), o podcast sobre saúde do Valor Amazônico comandado pelo médico amazonense Euler Ribeiro irá abordar o procedimento que apresenta maior demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia para catarata. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2010 e 2019 o número de cegos no Brasil praticamente triplicou, saltando para mais de 1,5 milhões.

Neste episódio, o médico explica sobre a doença, suas causas, tratamento e cuidados necessários para proteger a visão. “Somente no ano passado, foram feitas quase 601 mil cirurgias de catarata no país por meio do SUS, contra 302 mil em 2009. Certamente a catarata é uma das doenças oculares que mais cresce no país, por isso a importância de discutir o assunto”, afirma Euler.

A catarata é uma doença que afeta o cristalino (a lente) do olho, deixando a visão deficiente, meio opaca, e podendo até mesmo levar à cegueira. A doença costuma aparecer a partir dos 60 anos, em média e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 48% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 10 =

Skip to content