Dr. Euler RibeiroPODCAST

Câncer de Próstata

Homens vivem menos que as mulheres, justamente porque cuidam menos da saúde”, alerta o médico Euler Ribeiro

Os homens podem superar as mulheres em algumas atividades, por serem mais fortes, por exemplo. Mas em relação a longevidade, as mulheres ganham de goleada dos homens. De acordo com a Organização Mundial de Saúde Dados (OMS) a expectativa de vida de homens, no mundo, é de 69,1 anos, enquanto que as mulheres vivem em média, 73,8 anos. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres vivem, em média, quase sete anos a mais que os homens (79,1 anos ante 71,9).

Não há ainda resposta definitiva para essa questão, mas existem diversas hipóteses que explicam isso. Entre elas, o maior cuidado delas com a saúde, conforme explica o doutor Euler Ribeiro, no podcast Momento Saúde, do Valor Amazônico.

As mulheres se cuidam mais. Elas fumam menos, bebem menos, trabalham em serviços menos pesados e se tratam mais do que os homens. A primeira explicação seria essa: elas agridem menos seus corpos. Mulher vai ao médico, faz exames, e os homens não. Mas este padrão de fêmeas serem mais longevas que os machos também se repetem na natureza, o que indica outras razões além das sociais para a maior expectativa de vida feminina.

Confira o podcast com o Dr. Euler Ribeiro:

Dr. Euler Ribeiro chama atenção dos homens para importância da prevenção do câncer de próstata.
Pular para o conteúdo