DESTAQUEECONOMIAREGIÃO AMAZÔNICA

Empresariado destaca investimentos realizados pela indústria nas áreas social, ambiental e de governança

Temas estiveram em pauta no 1° Fórum de ESG Amazônia – Desenvolvimento Sustentável na Indústria, quando foram apresentadas inciativas já consolidadas por indústrias instaladas no PIM

O “1° Fórum de ESG Amazônia – Desenvolvimento Sustentável na Indústria”, idealizado pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) por meio da Comissão de ESG da entidade, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) apresentou casos concretos e levantou discussões construtivas sobre como as empresas podem integrar princípios de sustentabilidade em suas operações, considerando os aspectos Ambientais, Sociais e de Governança. Foram apresentados exemplos de iniciativas consolidadas nos pilares ESG em indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

A sigla em inglês ESG representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas.

O encontro foi realizado nesta terça-feira (26/03), no auditório da Suframa, no Distrito Industrial, em Manaus.

“Nós estamos no meio da floresta amazônica, no coração do mundo, estamos aqui para defender essa floresta amazônica e engajar todas as indústrias que aqui estão sobre a importância de ter os pilares de ESG em seus negócios e levar o público a conhecer que muitas empresas e indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM) já promovem regularmente medidas relacionadas ao tema”, destacou Régia Moreira Leite, coordenadora da Comissão de ESG do Cieam.

Presente na mesa de abertura do evento, o presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Rocha, chamou as empresas a irem cada vez mais além do diálogo.

“É importante ressaltar a singularidade da região amazônica, que, por sua biodiversidade incomparável, tem importância vital para o equilíbrio climático global e está no centro de todos os temas debatidos hoje. Nossa visão é ambiciosa. Queremos ir além do diálogo. Vamos criar um espaço de ação coletiva, onde as melhores práticas de sustentabilidade e governança serão compartilhadas e discutidas”, pontuou.

Conteúdos

Os painéis interativos abordaram temas como a experiência ESG na Bemol, em palestra do CEO desta grande rede varejista instalada na região Norte, Denis Minev, líder em investimentos em energia renovável, internet e serviços financeiros na Amazônia.

O ESG foi debatido na prática em uma mesa temática com a explicação do nível de maturidade e o planejamento estratégico de empresas localizadas no PIM. Participaram desta mesa: Mediador, Marcelo Ramos – Gerente de Desenvolvimento Estratégico e Gestão ESG no SENAI CETIQT; Edson Cabral – Gerente de Projetos e Manutenção na BIC Amazônia; Yanna Carneiro – Coordenadora de RH e ESG na Visteon; Valéria Valente – Diretora da Flex Manaus e Hamzah Nasser – Diretor de operações na Electrolux Group em Manaus.

Ambiental, Social e Povos Originários

Ainda no pilar Ambiental, o sócio fundador da ECOA, Fábio Palma e o Diretor de Operações da empresa, Gustavo Gress apresentaram uma palestra sobre a Mensuração e Prestação de Contas em ESG.

Os povos originários também tiveram presença neste Fórum, com a participação da ativista climática e Conselheira de Cultura, Vanda Witoto que abordou o tema Economia Indígena e a Sustentabilidade da Vida na Amazônia.

No pilar Social, foi debatido o futuro da solidariedade no painel ‘Construindo um Futuro Solidário’: ESG com IPEDS, Tutiplast e UCB com as participações de: Mediador, Jonivaldo Miranda – Head de Pessoas e Cultura Organizacional na Tutiplast; Glauce Galúcio – Diretora do Instituto IPEDS; Mariana Barrella – Head de Operações e Diretora-Executiva da Tutiplast e Marcelo Rodrigues – Vice-presidente de Negócios, Marketing e Inovação na UCB.

O evento foi encerrado com uma palestra sobre o ‘Uso do investimento obrigatório em P&D para desenvolvimento da Agenda ESG na Amazônia’ com a participação do Líder de Captação e Relacionamento do IDESAM, Paulo Simonetti e um momento de ‘pitch network’ com interação entre os ouvintes dos painéis.

Entre as autoridades presentes no Fórum, estavam o deputado estadual Wilker Barreto, representando a Assembleia Legislativa do Amazonas; o superintendente da SUFRAMA, Bosco Saraiva; a secretária Executiva-Adjunta de Relações Institucionais da Sedecti, Tayana Rubim, representando o Governo do Estado; o diretor de Relações Institucionais da Rede Amazônica, Phelippe Daou Neto e o Chefe de Comunicação Estratégica do Comando Militar da Amazônia (CMA), Coronel Luiz Cláudio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo