DESTAQUEELEIÇÕES 2026

Segundo voto amplia espaço de Plínio Valério na disputa pelo Senado

Pesquisas mostram senador com desempenho maior na segunda escolha do eleitor em uma eleição que renovará duas cadeiras pelo Amazonas

A disputa pelas duas vagas do Amazonas no Senado ganhou uma variável que pode ter peso na reta final da campanha: o segundo voto. Enquanto Eduardo Braga (MDB) e Capitão Alberto Neto (PL) aparecem com força na primeira escolha do eleitor, levantamentos realizados ao longo da campanha mostram Plínio Valério (PSDB) alcançando desempenho mais expressivo quando o eleitor define o segundo nome para o Senado.

A tendência aparece com clareza no levantamento PoderData divulgado na última sexta-feira (25). Eduardo Braga lidera o primeiro voto, com 42%, seguido por Alberto Neto, com 29%. Quando a pergunta passa para a segunda escolha, porém, Plínio Valério aparece na frente, com 28%.

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores em 56 municípios amazonenses entre os dias 20 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado sob os números BR-00846/2026 e AM-09499/2026.

O comportamento merece atenção porque, nas eleições deste ano, cada eleitor amazonense poderá votar em dois candidatos ao Senado. A soma das duas escolhas, portanto, é que definirá os dois eleitos.

Força na segunda escolha

O desempenho de Plínio no segundo voto não aparece apenas no levantamento mais recente.

Pesquisa AtlasIntel realizada em maio já colocava o senador na liderança desse segmento, com 21,2%. Eduardo Braga aparecia com 20%, enquanto Alberto Neto registrava 9,2% e Wilson Lima, 8,8%. O levantamento ouviu 1.244 eleitores e tinha margem de erro de três pontos percentuais.

Em julho, pesquisa DMP voltou a identificar movimento semelhante. Plínio tinha 11,1% na primeira escolha e avançava para 15,8% quando considerado o segundo voto — crescimento de 4,7 pontos percentuais.

O cruzamento dos dados ajuda a explicar o fenômeno.

Entre os eleitores que apontavam Eduardo Braga como primeira escolha, Plínio aparecia entre os principais nomes para completar o voto. Entre os que escolhiam Alberto Neto primeiro, Plínio também registrava presença relevante na segunda opção.

Os números sugerem que o senador consegue transitar como segunda escolha entre grupos de eleitores que fazem opções distintas no primeiro voto. A extensão desse movimento até o dia da eleição, entretanto, dependerá da evolução da campanha e não pode ser determinada pelas pesquisas disponíveis.

Mandato ligado a pautas do Amazonas

Na busca pela reeleição, Plínio chega à campanha depois de um mandato em que colocou algumas pautas diretamente relacionadas ao Amazonas no centro de sua atuação parlamentar.

Uma das mais recorrentes é a BR-319. O senador tem defendido ao longo do mandato a recuperação e pavimentação da rodovia que liga Manaus a Porto Velho e voltou ao tema em abril deste ano, quando criticou obstáculos judiciais e ambientais ao avanço das obras.

A Zona Franca de Manaus também aparece entre suas bandeiras. Em pronunciamentos no Senado, Plínio tem defendido a manutenção da competitividade do modelo econômico e relacionado sua preservação à geração de empregos e à conservação ambiental no Amazonas.

Outro ponto de projeção do mandato foi a presidência da CPI das ONGs, encerrada em 2023. Dos trabalhos da comissão resultaram propostas legislativas que continuam sendo defendidas pelo senador, entre elas projetos relacionados à transparência do Fundo Amazônia e à atuação de instituições em obras consideradas estruturantes.

Na área orçamentária, documentos do Congresso também registram sua participação na destinação de recursos para o Amazonas. Entre as emendas de bancada apresentadas para 2026 está uma solicitação de R$ 37,7 milhões de autoria de Plínio para custeio da atenção primária à saúde no estado.

Uma eleição de duas escolhas

É justamente a característica da eleição deste ano que torna o desempenho de Plínio no segundo voto relevante para a leitura da disputa.

Diferentemente da eleição para governador ou presidente, o eleitor poderá escolher dois nomes para o Senado. Por isso, liderar a preferência inicial não representa, isoladamente, o conjunto de votos que cada candidato poderá receber.

Os levantamentos disponíveis mostram Eduardo Braga e Alberto Neto com desempenho expressivo na primeira escolha, enquanto Plínio encontra no segundo voto uma parcela importante de suas intenções.

A pouco tempo da votação, essa combinação coloca o segundo voto no centro das estratégias das campanhas e ajuda a explicar por que a disputa pelas duas cadeiras do Amazonas permanece dependente não apenas de quem o eleitor escolhe primeiro, mas também de quem decide levar junto para o Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo