Até sábado, manauara conta com pontos de vacinação antirrábica em supermercados
Campanha intensifica imunização de cães e gatos e já protegeu mais de 190 mil animais na capital amazonense
A prefeitura de Manaus deu um passo importante para ampliar a vacinação antirrábica ao instalar 10 novos pontos de atendimento nos supermercados Nova Era. A iniciativa começou com sucesso nesta quinta-feira (5/12), atraindo tutores de cães e gatos que aproveitaram a comodidade dos locais, e segue até sábado (7/12), funcionando das 8h às 12h.
A estratégia busca facilitar o acesso à vacina, que é obrigatória e anual, prevenindo a raiva — uma doença infecciosa sem cura e transmissível aos humanos. Além dos supermercados, a vacinação continua disponível no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Compensa, e no Centro de Convivência Prefeito José Fernandes, na zona Leste.
A proximidade dos pontos de vacinação tem sido elogiada pelos moradores. A dona de casa Lucileia Santos destacou a importância da iniciativa ao vacinar sua cadelinha Safira em um supermercado próximo. “Foi uma ótima ideia, temos mais uma opção para cuidar dos nossos bichinhos”, afirmou.
O autônomo Michael Carvalho também elogiou a iniciativa ao vacinar seu pastor alemão Luke e o SRD York. “Essas ações reforçam a importância da vacina para todos nós”, disse. Já o aposentado Alfredo Costa, morador de um sítio em Iranduba, comemorou a oportunidade de proteger Juju, sua cadelinha resgatada. “Preservar a saúde dela e a nossa é uma felicidade”, declarou.
Meta e avanços da campanha
Desde o início da campanha, em 1º de outubro, mais de 190 mil animais já foram vacinados, de um total previsto de 295.077 (215.077 cães e 80.000 gatos). O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, reforçou que a campanha segue até 20 de dezembro, com vacinação disponível casa a casa e nos pontos fixos do CCZ, inclusive aos sábados, das 8h às 12h.
Cuidados e regras para vacinação
Podem ser vacinados animais com mais de três meses de idade.
Fêmeas amamentando devem evitar a vacina durante este período.
Tutores que não estiverem em casa durante a passagem dos vacinadores podem buscar a sede do CCZ para imunizar seus animais.
Prevenção como prioridade
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou que a vacinação é a melhor forma de prevenir a raiva, protegendo tanto os animais quanto a população. “Todos devem assumir o compromisso de proteger os cães e gatos domésticos”, ressaltou.
A vacinação gratuita e ampliada demonstra o compromisso da Prefeitura de Manaus em garantir saúde e bem-estar para a população e seus animais de estimação.