COVID-19DESTAQUEMANAUS

Manauara tem à disposição 75 pontos de vacinação contra covid-19 nesta semana

Pessoas a partir de 12 anos podem receber o imunizante em qualquer um dos pontos. Bebês a partir de 6 meses e crianças menores de 12 anos são atendidos em unidades específicas

A prefeitura de Manaus dá continuidade à campanha municipal contra a covid-19 e promove a vacinação contra a doença em 75 pontos da capital nesta semana, de segunda-feira (8/05), até a sexta (12/05). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela ação, os pontos estão distribuídos em todas as zonas geográficas de Manaus, de modo a facilitar o acesso da população às vacinas.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, explica que todos os públicos, de adultos, adolescentes e idosos a crianças e bebês a partir dos seis meses, estão aptos a receber a vacina contra a covid-19, seja de 1ª ou 2ª doses ou dose de reforço. Já a vacina bivalente é ofertada a pessoas a partir de 18 anos que tenham recebido a segunda dose do esquema inicial ou alguma dose de reforço há, ao menos, quatro meses.

“A vacina bivalente foi liberada pelo Ministério da Saúde e está disponível, desde o final de abril, em todos os 75 pontos de vacinação da prefeitura, como dose de reforço para as pessoas de 18 anos ou mais. E quem ainda não começou ou não completou o esquema vacinal primário, procure também o ponto mais próximo de sua casa, levando documento de identidade com foto, CPF ou cartão do SUS, e cartão de vacina, para assegurar sua imunização contra a covid-19 e contribuir para manter a doença sob controle na capital”, afirma.

O subsecretário informa, ainda, que pessoas a partir de 12 anos podem buscar qualquer um dos 75 pontos mantidos pela prefeitura para receber a vacina. Bebês a partir de 6 meses e crianças menores de 12 anos são atendidos em unidades específicas, dentre as quais 14 são voltadas à imunização de bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 são destinadas à aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos.

“Os usuários podem consultar endereços e horários de funcionamento de todas as unidades de saúde, assim como as vacinas disponíveis em cada uma delas, pelo site semsa.manaus.am.gov.br ou pelo link direto bit.ly/localvacinacovid19, além das redes sociais da secretaria no Instagram e Facebook”, complementa Djalma Coelho.

As unidades de saúde funcionam no horário regular, das 8h às 17h, nos dias úteis, sendo que nove delas oferecem atendimento em horário ampliado, das 8h às 20h, de modo a facilitar o acesso à imunização para quem estuda ou trabalha no horário comercial.

Os usuários podem também verificar sua situação vacinal e saber qual dose devem tomar na plataforma online Imuniza Manaus, com acesso pelo endereço imuniza.manaus.am.gov.br.

Bivalente

A oferta de vacina bivalente na rede municipal de saúde foi estendida para todas as pessoas a partir de 18 anos de idade em Manaus, no dia 29 de abril, atendendo a recomendação divulgada pelo Ministério da Saúde no dia 24/4, por meio da Nota Técnica nº 30/2023.

A aplicação do imunizante evita as formas graves da doença e previne desfechos como hospitalização e óbito, reforçando a proteção do organismo contra as cepas originais do coronavírus e as subvariantes da Ômicron.

Fotos – Divulgação / Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo