DESTAQUEREGIÃO AMAZÔNICA

Suframa avança no desenvolvimento de soluções de IA para modernizar gestão pública

Três projetos inovadores são contemplados em edital da Finep e contarão com inteligência artificial para aprimorar serviços e análises estratégicas

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) deu um passo importante na modernização da gestão pública ao avançar no desenvolvimento de três projetos de Inteligência Artificial (IA), selecionados pelo edital “Soluções de IA para o Poder Público”, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Para isso, a autarquia instituiu, por meio da Portaria nº 1.796/2025, um Grupo de Trabalho (GT) composto por servidores de diversas unidades administrativas.

Os projetos, desenvolvidos em parceria com empresas e startups brasileiras, têm como objetivo criar soluções inovadoras que otimizem processos internos da Administração Pública Federal. A execução será viabilizada por Termos de Outorga de Subvenção Econômica, firmados entre a Finep, Suframa e as empresas responsáveis.

Entre as soluções contempladas está o desenvolvimento de um chatbot de IA, criado em parceria com a Intelliway Tecnologia, para interagir com usuários e fornecer informações sobre incentivos fiscais e serviços da Suframa. Outra iniciativa envolve a otimização do processamento de dados de relatórios de investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em colaboração com a Data Kie Tecnologia em Informática. Já o terceiro projeto, conduzido pela Finor Consultoria Empresarial, busca mensurar impactos socioeconômicos e ambientais de ações de desenvolvimento na região.

Com duração prevista de 24 meses, o Grupo de Trabalho será coordenado pelo servidor Marcelo Cavalcante, da Superintendência-Adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, e contará com nove servidores entre titulares e suplentes.

Impactos esperados

Para Cavalcante, a iniciativa pode gerar impactos positivos na introdução de ferramentas de IA que auxiliem na atuação da Suframa na Amazônia Ocidental e no Amapá. “Além disso, as inovações geradas não se limitam aos resultados finais dos projetos, mas também aos métodos de desenvolvimento utilizados, como a subvenção econômica, que pode trazer novos aprendizados e desafios internos para a autarquia”, destacou.

A expectativa é que as soluções aprimorem a eficiência da gestão pública, facilitando a tomada de decisões estratégicas e fortalecendo o desenvolvimento regional.

Fotos: Divulgação/Suframa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo