CULTURA & EVENTOS

Carnaval na Floresta 2025 reúne escolas de samba para últimos ensaios no Sambódromo

Agremiações do Grupo Especial fazem ajustes finais antes dos desfiles oficiais no sábado (1º/3)

Na terça-feira (25/02), o Sambódromo de Manaus foi palco da última noite de ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial, reunindo brincantes, torcedores e integrantes de quesitos oficiais que contam pontos no desfile.

As escolas Mocidade Independente de Aparecida, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade e A Grande Família foram as últimas a testar o desempenho na Passarela do Samba antes da grande apresentação do Carnaval na Floresta 2025, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

As agremiações que encerram a noite de desfiles no sábado (1º/03) aproveitaram a oportunidade para realizar ajustes finais. A Mocidade Independente de Aparecida inicia sua apresentação às 20h, seguida por Andanças de Ciganos às 21h20, Reino Unido da Liberdade às 22h40, e A Grande Família fechando a programação à meia-noite.

Um dos destaques da noite foi a participação especial da cunhã-poranga do boi-bumbá Garantido e ex-BBB Isabelle Nogueira, que abriu o ensaio da Aparecida antes da Comissão de Frente. Apesar da presença no ensaio, a musa da Grande Rio não desfilará pela escola no sábado. “Vou dançar Carnaval em São Paulo e no Rio. Aqui na Aparecida, foi só um ensaio. Fiz questão de prestigiar o nosso Carnaval na Floresta”, declarou.

O carnavalesco da Aparecida, Saulo Borges, avaliou o ensaio como positivo, mas observou falhas iniciais. “Houve um pouco de confusão na entrada, mas depois conseguimos alinhar e seguir o planejamento. Guardamos alguns segredos para o desfile oficial, incluindo coreografias de escape para não revelar tudo antes da hora”, explicou.

Comunidade e emoção na passarela

Os ensaios técnicos são fundamentais não apenas para ajustes técnicos, mas também para a integração entre escolas e comunidades. Para Tainara Costa, da Comissão de Frente da Andanças de Ciganos, o ensaio foi essencial para medir tempo e posicionamento na avenida. “É uma experiência que ajuda muito quem fica nervoso com a multidão assistindo”, afirmou.

A baiana Rossi Xavier, da Reino Unido da Liberdade, saiu do ensaio confiante. “Acho que vamos ser campeões. Está tudo muito bem organizado, nossa ala das baianas está maravilhosa. Ensaiamos na rua, ensaiamos aqui, e foi nota mil”, comemorou.

Torcedora fiel da Grande Família, Alana Martins fez questão de prestigiar o ensaio com sua família, mesmo passando da meia-noite. “Sou Grande Família desde sempre. Moro na rua da escola no São José 1. No sábado, às 5h30, estaremos aqui torcendo”, garantiu.

Os ensaios técnicos não só permitem ajustes operacionais como também mantêm o vínculo das escolas com suas comunidades, que acompanham de perto cada evolução. Agora, as agremiações se preparam para brilhar na avenida no sábado, com a expectativa de levar alegria e emoção ao público do Carnaval na Floresta 2025.

Fotos: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo