AMAZONASPOLÍTICA

Aleam concede Título de Cidadão do Amazonas ao ministro do STJ Luiz Gurgel de Faria

Presidente do TCE-AM participa da Sessão Especial que homenageou o magistrado por sua contribuição ao fortalecimento da Zona Franca de Manaus e ao desenvolvimento jurídico do Estado

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, participou, nesta sexta-feira (17), da Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que concedeu o Título de Cidadão do Amazonas ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Alberto Gurgel de Faria.

A homenagem reconheceu os relevantes serviços prestados pelo magistrado ao desenvolvimento jurídico, social e econômico do Estado, especialmente por sua atuação em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), um dos principais pilares de geração de emprego e preservação ambiental da região.

Reconhecimento à defesa da Zona Franca

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), um dos autores da propositura. Em seu discurso, o parlamentar destacou o compromisso do ministro com o Amazonas e sua sensibilidade em temas decisivos para o futuro da economia regional.

“O ministro Luiz Gurgel tem sido um aliado na defesa da Zona Franca de Manaus, reconhecendo sua importância não apenas econômica, mas ambiental. É um exemplo de como o Direito pode contribuir para a proteção da Amazônia e para o desenvolvimento sustentável”, afirmou Roberto Cidade.

O 1º vice-presidente da Aleam, deputado Adjuto Afonso (União Brasil), também autor da homenagem, ressaltou que o parecer favorável do ministro em ações judiciais envolvendo o modelo ZFM reafirmou a legitimidade do Polo Industrial de Manaus como instrumento de preservação ambiental e geração de oportunidades.

Direito e compromisso social

Durante seu discurso de agradecimento, o ministro Luiz Gurgel de Faria destacou a importância de se utilizar o Direito como ferramenta de justiça social, defendendo a harmonia entre desenvolvimento e proteção ambiental.

O magistrado fez questão de enaltecer a cultura amazonense, citando o Festival Folclórico de Parintins como “um dos maiores eventos culturais do Brasil e, talvez, do mundo”, e reforçou seu sentimento de pertencimento ao povo amazonense após receber o título.

“Ser reconhecido como cidadão do Amazonas é uma honra que levo para a vida. Este Estado representa o coração verde do Brasil e um exemplo de resistência, diversidade e fé”, afirmou o ministro.

Presenças e representatividade

Além da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes; o ministro do STJ e corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e o chefe da Casa Civil, Flávio Antony, representando o governador Wilson Lima.
Autoridades do meio jurídico, político e empresarial também participaram da cerimônia.

A presença do TCE-AM na solenidade reforçou o papel institucional do tribunal na valorização de lideranças comprometidas com o fortalecimento da justiça, da economia e da integridade pública no Amazonas.

Foto: Filipe Jazz
DICOM TCE-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo