EDUCAÇÃOTRANSPARÊNCIA

Yara Lins discute indicadores da educação e merenda escolar em reunião com secretária da Seduc

Encontro no TCE-AM reforça diálogo institucional para aprimorar políticas públicas e resultados educacionais no Amazonas

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, recebeu na manhã desta sexta-feira (6) a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Ferreira Mendonça, para uma reunião voltada ao debate sobre indicadores da educação no Amazonas e as estratégias adotadas para melhorar a qualidade do ensino e da merenda escolar na rede estadual.

O encontro foi realizado na sala da Presidência da Corte de Contas e reuniu também integrantes da equipe técnica do tribunal e representantes da Secretaria de Educação.

Durante a reunião, Yara Lins destacou que o diálogo entre instituições é essencial para compreender os desafios enfrentados pela educação pública e construir soluções voltadas à melhoria dos resultados educacionais.

“Nosso objetivo é compreender as estratégias que vêm sendo adotadas e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas, de forma responsável e construtiva”, afirmou a presidente do TCE-AM.

Papel orientador do controle externo

Além de sua função constitucional de fiscalização, o Tribunal de Contas tem buscado fortalecer também seu papel pedagógico e orientador na relação com os gestores públicos.

Nesse contexto, o encontro teve como objetivo compreender as medidas adotadas pela Secretaria de Educação para enfrentar desafios relacionados especialmente aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio, etapas que concentram importantes indicadores de desempenho educacional.

O tribunal também demonstrou interesse em acompanhar as ações voltadas à melhoria da qualidade da merenda escolar, tema considerado estratégico para garantir condições adequadas de aprendizado aos estudantes da rede pública.

Estratégias da Seduc

Durante o encontro, a secretária Arlete Ferreira Mendonça apresentou esclarecimentos sobre as iniciativas em andamento na pasta e reafirmou o compromisso da Secretaria de Educação com o fortalecimento da qualidade do ensino no estado.

Segundo ela, a Seduc vem trabalhando na implementação de medidas destinadas a melhorar os indicadores educacionais e a aperfeiçoar o fornecimento da alimentação escolar nas unidades da rede estadual.

A secretária também destacou a importância do diálogo institucional com os órgãos de controle e colocou a secretaria à disposição para colaborar com as ações voltadas ao aprimoramento das políticas públicas na área da educação.

Cooperação institucional

Ao final da reunião, foi reforçado o compromisso de manter o diálogo permanente entre o Tribunal de Contas e a Secretaria de Educação, com o objetivo de fortalecer a cooperação institucional e contribuir para a melhoria da gestão pública.

Participaram também do encontro o secretário-geral de Administração do TCE-AM, Antônio Rosa Júnior; o secretário de Inteligência, Sérgio Fontes; o secretário de Controle Externo, Mário Roosevelt Elias da Rocha; a chefe de gabinete da presidência, Dianne Jucá; e o procurador jurídico do tribunal, Rafael Albuquerque.

A iniciativa reforça a atuação do Tribunal de Contas na busca por soluções que contribuam para o aprimoramento das políticas educacionais e para a melhoria dos resultados do ensino público no Amazonas.

Foto: Filipe Jazz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo