DESTAQUESAÚDE

Postos de vacinação contra gripe serão mantidos até dia 5 de junho

Campanha iniciada em 23 de março, já imunizou quase 260 mil pessoas, em Manaus. São 57 postos de vacinação montados pela prefeitura, em todas as zonas da cidade.

Além da vacinação em domicílio para idosos a partir de 60 anos, até o final de junho, a prefeitura de Manaus vai disponibilizar vacina nos postos de saúde para pessoas com deficiência, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores da saúde, professores, adultos na faixa etária de 55 a 59 anos, além de crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias (puérperas), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento na ativa, e caminhoneiros.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (20/5) pela direção do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa). A enfermeira Marinélia Ferreira, coordenadora do departamento, explica que a campanha este ano tem sido executada em diferentes estratégias e fases, considerando a necessidade de reduzir risco de disseminação da Covid-19, com vacina de idosos em domicílio e por meio de drive-thru, e inclusão de novos grupos prioritários.

“Os profissionais de transporte coletivo e caminhoneiros foram incluídos na campanha este ano porque atuam em serviços essenciais e pelo maior risco de exposição à Covid-19. Os grupos de pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos também foram inseridos na campanha, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, que define os grupos prioritários a partir do grau de risco de cada público para o agravamento e morte por causa da Influenza, além do alto nível de exposição ao vírus, como é o caso de trabalhadores da saúde”, explica a diretora.

Estratégia

Na atual fase da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estabeleceu um cronograma de atendimento para reduzir o risco de aglomeração nas unidades de saúde, de acordo com o mês de nascimento.

Pessoas que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março devem procurar um posto de vacinação nas segundas-feiras; pessoas nascidas em abril e maio podem procurar a unidade de saúde nas terças-feiras; em junho e julho nas quartas-feiras; agosto e setembro nas quintas-feiras; e outubro, novembro e dezembro nas sextas-feiras, seguindo até a finalização da campanha.

Ao comparecer ao posto de vacina, os adultos dos grupos prioritários precisam apresentar documento de identidade com foto e documentos como crachá e contracheque que comprovem o exercício profissional, como é o caso de professores e profissionais de saúde, e CNH (C, D e E) para caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo. Na vacinação de crianças, pais e responsáveis devem apresentar, preferencialmente, o cartão de vacina.

A lista com os 57 postos de vacina contra a influenza pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), o que inclui o Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC). A Semsa ainda mantém no Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, um posto para vacinação no horário das 9h às 16h. No shopping Phelippe Daou também há um posto de vacinação funcionando das 9h às 16h.

Pular para o conteúdo