DESTAQUEECONOMIA

Amazonas começa flexibilizar isolamento social a partir de 1º de junho, com abertura parcial do comércio

Medida vale somente para capital, nos municípios do interior, o retorno das atividades ficará a critério de cada prefeitura. A retomada de atividades não essenciais em Manaus será em ciclos

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, na noite dessa quarta-feira (27/5), o plano para retomada das atividades econômicas no Estado, paralisadas por conta das medidas de isolamento social contra a pandemia do novo coronavírus decretada em março. A abertura gradual do comércio irá ocorrer a partir do dia 1º de junho. A medida vale somente para Manaus.

De acordo com plano apresentado, deverão abrir primeiramente parte do comércio e igrejas que só poderão ocupar 30% da sua capacidade. O plano que prevê quatro etapas estabelece regras que deverão ser seguidas pelos setores público e privado incluindo distanciamento, higiene pessoal, sanitização de ambientes, comunicação e monitoramento. O avanço para cada etapa do ciclo dependerá da curva de casos do novo coronavírus (Covid-19) na capital.

“Todas as ações que tomamos são responsáveis, equilibradas, levando em consideração uma série de fatores, como diminuição de casos na capital e o aumento da estrutura de atendimento pro Covid-19. Conseguimos aumentar a quantidade de leitos clínicos e UTI e tudo isso fez com que tivéssemos um número de recuperados muito grande”, disse o governador Wilson Lima ao destacar que a taxa de recuperação no Amazonas é de 70%, a maior do país e acima da média nacional, de 40%.

A secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz, disse que o plano de retomada foi definido a partir do mapeamento e análise de indicadores sobre a evolução da pandemia e seu impactos, como disponibilidade de leitos e taxa de transmissão e óbitos por Covid-19 em Manaus.

Cenário atual – O Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), de 26 de maio de 2020, aponta desaceleração da evolução da epidemia em Manaus, com redução no número de novos casos de Covid-19 nos últimos dias. O Boletim também demonstra uma queda de 12% no número de óbitos por Covid-19 na capital.

O número de sepultamentos em Manaus, que chegou a 166 em 26 de abril, o maior índice registrado durante a pandemia, alcançou o menor patamar na terça-feira, 26 de maio, com 49 sepultamentos em cemitérios públicos e privados de Manaus.

Ciclos e protocolos – O plano de retomada prevê quatro ciclos: o primeiro a partir de 1⁰ de junho; o segundo em 15 de junho; o terceiro em 29 de junho e o quarto a partir de 06 de julho (ver abaixo atividades discriminadas em cada ciclo). O avanço de um ciclo para outro dependerá do comportamento da curva de casos e capacidade de atendimento da rede de saúde pública.

Com o início da execução do plano, toda a população de Manaus deverá seguir protocolos padrão de higienização e distanciamento social nas atividades sociais e de trabalho e em todos ambientes tanto públicos quanto comerciais, industriais e de serviços.

Escolas, creches e universidades têm previsão de retomada a partir de 6 de julho. Bares, restaurantes, salões de beleza, academias de ginástica, parques e aparelhos urbanos públicos somente a partir de 29 de julho. Já as salas de cinema só devem reabrir a partir de 06 de julho, com capacidade máxima de 50%. Casas de show e eventos só a partir de agosto, em data a ser definida.

Confira o calendário

Pular para o conteúdo