DESTAQUE

Bancada do Amazonas no Congresso Nacional confirma saída de Alfredo Menezes do comando da Suframa

Suframa diz que prefere aguardar publicação no Diário Oficial da União para se pronunciar sobre provável saída do superintendente. Troca é atribuída a suposta pressão de políticos do Centrão, novos aliados de Bolsonaro

A saída do coronel Alfredo Menezes do comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), ainda não é oficial, mas foi confirmada por diversos parlamentares da bancada do Amazonas no Congresso Nacional. Até mesmo pessoas próximas ao superintendente não pareciam surpresa com a notícia da demissão dele do cargo.

Questionados pela imprensa, interlocutores da Suframa e da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria e Comércio e Serviços e Inovação, ligada ao Ministério da Economia, não confirmaram, nem explicaram a saída de Alfredo Menezes. A Suframa disse que vai aguardar o Diário Oficial da União desta terça-feira (2/6) para se pronunciar sobre a provável troca de superintendente.

No entanto, a exoneração do coronel Menezes teria sido por pressão de senadores do “centrão” da Região Norte principalmente pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) que é desafeto conhecido do coronel Menezes.

O general Algacir Polsin, chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA) é cotado para assumir o comando da Suframa.

Novo cargo

De acordo com fontes do Valor Amazônico, como prêmio de consolação a Alfredo Menezes, o presidente Bolsonaro vai nomeá-lo para a Secretaria da Amazônia, criada pelo Ministério do Meio Ambiente.

A Secretaria da Amazônia, criada em janeiro de 2019, terá sede em Manaus e terá atribuições em áreas como bioeconomia, combate ao desmatamento ilegal, regularização fundiária, pagamento de serviços ambientais, entre outros.

Pular para o conteúdo