SAÚDE

Posto de testagem rápida de Covid-19 atendeu dois mil profissionais do sistema prisional

A testagem do sistema prisional representou o terceiro grupo de profissionais de serviços essenciais liderados pela saúde e posteriormente a segurança

Encerram-se, nesta sexta-feira (25/9), as testagens para detecção de Covid-19 dos profissionais do sistema prisional de Manaus. O encerramento será realizado, a partir das 9h, no Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo, zona centro-oeste de Manaus, local onde eram realizados os testes agendados em regime drive-thru.

A ação teve início em 6 de agosto de forma integrada, entre a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e beneficiou aproximadamente dois mil profissionais que atuam no sistema prisional, em Manaus.

Durante o encerramento, serão entregues certificados de menções honrosas a representantes da Seap e também aos alunos finalistas do curso técnico da área da saúde, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que contribuíram na realização dessa ação.

Segundo uma das coordenadoras da ação, a sanitarista Josielen Amorim, do Grupo Técnico de Integração da FVS-AM (GTI-FVS-AM), a testagem do sistema prisional representou o terceiro grupo de profissionais de serviços essenciais liderados pela saúde e posteriormente a segurança.

“A experiência foi exitosa, pois junto com as medidas preventivas não-farmacológicas adotadas e protocolos instituídos através de nota técnica conjunta, conseguimos manter as condições sanitárias adequadas dentro das unidades prisionais na capital”, avaliou a sanitarista.

Josielem aproveitou a oportunidade para mencionar que outras ações foram realizadas simultaneamente como, por exemplo, as testagens nos profissionais dentro das unidades prisionais e a expansão da ação para o interior. “As instituições tanto da saúde quanto penitenciária forneceram os testes para os servidores das unidades prisionais do interior que executaram ação em suas respectivas cidades”, acrescentou.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19 no Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. 

Pular para o conteúdo