ELEIÇÕES 2020

Pesquisa mostra queda de Amazonino e David e crescimento de Alfredo, Ricardo Nicolau e Menezes

Indecisos começam a diminuir na pergunta espontânea. Alfredo passa Alberto Neto e agora é o quarto colocado na corrida eleitoral e petista José Ricardo segue em terceiro

Com uma semana de campanha em Manaus, os candidatos começam a chegar mais perto do eleitor e as primeiras mudanças no comportamento do eleitorado também começam a se manifestar. Apesar de consolidados nas primeiras posições nas pesquisas realizadas pela Perspectiva Mercado e Opinião, Amazonino Mendes (Podemos), com 31,6% e David Almeida (Avante), com 17,2% perderam 1,1% e 1,3% das intenções de votos, respectivamente. Alfredo Nascimento (Republicanos), com 6,5% ocupou a quarta posição, superando Alberto Neto (PRTB) que pontuou 6,1% na pesquisa. José Ricardo (PT) segue em terceiro com 9,1%.

Em sexto lugar continua Ricardo Nicolau (PSD) com 4,8%, seguido por Chico Preto e Alfredo Menezes (Patriotas), ambos com 3%. Romero Reis hoje está com 1,0% e os dois últimos lugares na corrida para a Prefeitura de Manaus são ocupados por Gilberto Vasconcelos (Novo) e Marcelo Amil (PCdoB). De acordo com o especialista em Comunicação e Marketing e diretor da Perspectiva Mercado e Opinião, Durango Duarte, esse movimento dos candidatos durante a campanha também reflete na redução dos votos brancos e nulos. “Conhecendo melhor os candidatos e tomando conhecimento dos nomes que concorrem ao cargo de prefeito, o eleitor pode formular melhor sua opinião, consolidar seu voto ou até mesmo migrar para um concorrente que mais lhe agrade”, avalia o especialista. 

Para Durango, este movimento dos votos na primeira semana de campanha pode ser diferente do que vai ocorrer com o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio, a partir do dia 9 de outubro. “Os programas de TV tem alcance e poder para chegar até o eleitor e definir as tendências que vão seguir até o final da campanha. É quando a propaganda começa na televisão que ocorrem as mudanças mais significativas na opinião do eleitor”, afirma. 

Rejeição, brancos e nulos

A terceira pesquisa da Perspectiva aponta que os votos nulos e brancos vem decrescendo na pergunta estimulada, saindo de 15,9% no primeiro estudo publicado em setembro para 12,7% agora. Os indecisos ainda se mantem na mesma média, 4,6%.

O nome mais rejeitado pelos entrevistados nesta terceira rodada de pesquisa é o de Amazonino Mendes, com 25,1%, empatado tecnicamente com Alfredo Nascimento, que obteve 22,7%. O terceiro mais rejeitado é José Ricardo, com 7,3%, seguido por David Almeida, com 5,2%.

Decisão do Voto

A pesquisa sondou os eleitores sobre a decisão do voto atualmente, com objetivo de aferir o quanto o eleitor pode mudar de opinião em relação a sua escolha atual. Dos 31,6% que optaram por Amazonino na estimulada, 66,1% disseram que não mudariam seu voto (20,9% de votos consolidados), enquanto 33,9% afirmaram que poderiam trocar de candidato (10,7% de possibilidade de mudança). Dos que mudariam, 7,9% votariam em David Almeida;  5,7% em Alfredo Nascimento; 4,7% em José Ricardo; 3,5% em Alberto Neto; 2,5% em Ricardo Nicolau; 0,6% em Chico Preto; 0,6% em Romero Reis; 0,6% no Coronel Menezes, e 0,3% em Marcelo Amil; 6,3% se mostraram indecisos e 0,9% seria de nulos/brancos.

Já entre os eleitores de David Almeida, 65,1% disseram ser fiéis ao candidato do Avante (11,2% de votos consolidados) e 34,9% poderiam escolher outro (6,0% de possibilidade de mudança). Dos que trocariam o David por outro, 8,1% votariam em Amazonino Mendes; 5,2% em José Ricardo; 4,7% em Alberto Neto; 3,5% em Chico Preto; 2,9% em Alfredo; 1,2% em Nicolau, e 0,6% em Romero Reis; 7,6% indecisos e 1,2% nulos e brancos.

Opinião sobre Manaus

Seguindo a tradição da Perspectiva em incluir, além das perguntas tradicionais, outras questões complementares voltadas para o universo socioeconômico e político de Manaus, foi perguntado aos entrevistados que nível de orgulho eles possuíam por morarem na capital amazonense. De todos os participantes, 65,0% disseram que sentem muito orgulho e 26,8% afirmaram ter um pouco de orgulho, enquanto 7,0% não sentem nenhum orgulho e 1,2% não souberam responder.

Quando questionados se sairiam de Manaus para viver em outra cidade, 52,7% responderam sim e 44,9% disseram não. Apenas 2,4% não conseguiram dizer. E sobre a qualidade de vida nos últimos 12 meses, 49,3% afirmaram que ficou estável. Os que disseram que melhorou um pouco ou que melhorou muito somaram 29,6%. E os que responderam que piorou muito ou pouco foram 20,6%. Não souberam dizer, 0,5%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi executada com recursos próprios da Perspectiva e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09713/2020, com 1.000 entrevistas na cidade de Manaus, entre os dias 1º e 6 de outubro. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.

Pular para o conteúdo