DESTAQUE

Operação Ábdito da PF busca acusado de matar indígenas em Roraima

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos ontem em Boa Vista, mas acusado pelo crime continua foragido

Policiais federais envolvidos na Operação Ábdito, deflagrada ontem, quinta-feira, 29, continuam na busca de identificar e prender os garimpeiros ilegais envolvidos na morte de dois indígenas em junho deste ano, na Terra Indígena Yanomami, informou a Agência Brasil. O principal acusado pelos crimes é o maranhense Eurivan Farias Lima, 36 anos, cuja prisão está decretada, mas ele está foragido da Justiça.

Os indígenas mortos a tiros foram Original Yanomami, 24 anos, e Aracona Yanomami, 20 anos.

Na ação, policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista (RR), expedidos pela 1ª Vara Federal de Roraima. A apuração do caso, de acordo com a PF, começou imediatamente após terem ocorrido as mortes e diligências foram realizadas pela PF na região do conflito, dentro da Terra Indígena Yanomami.

Os primeiros resultados das investigações indicam que um grupo de indígenas estaria caçando, em região isolada, na mata, quando se depararam com garimpeiros armados, sendo perseguidos e baleados por eles.

Somente o corpo de uma das vítimas foi encontrado. No local foram encontrados indícios de atividade de pesquisa para o garimpo ilegal e de um acampamento utilizado pelos garimpeiros, bem como evidências das mortes, como cartuchos de espingardas deflagrados.

Um dos suspeitos do crime, atualmente foragido, teve pedido de prisão preventiva pela PF, ao ser identificado. Os agentes também cumpriram mandados em endereços relacionados ao investigado.

Os policiais constataram uma rede de familiares e amigos do garimpeiro, que estariam, ativamente, atrapalhando as investigações e teriam possibilitado a sua fuga. Além de buscar a qualificação dos demais garimpeiros, a operação também busca desarticular os “apoiadores” e investigar sua participação em crimes como associação criminosa e favorecimento pessoal.

*Com informações da Agência Brasil

Pular para o conteúdo