AMAZONASDESTAQUE

Amazonas terá estrutura hospitalar de retaguarda para tratamento de pacientes com sequelas da Covid-19

Ministro Pazuello, da Saúde assumiu compromisso de ajudar o governo do Amazonas na montagem de estrutura hospitalar de retaguarda para o tratamento de pacientes com sequelas da doença

Após o envio recente de equipamentos para abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello assumiu o compromisso com o governador do Amazonas, Wilson Lima, de ajudar o Estado na montagem de estrutura hospitalar de retaguarda para o tratamento de pacientes com sequelas da doença.

A garantia foi dada ao próprio governador Wilson Lima e ao secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, pelo titular do Ministério da Saúde.

De acordo com o governado, o reforço na estrutura da rede estadual de saúde para o enfrentamento à Covid-19, foi o principal assunto em pauta durante a reunião realizada na última sexta-feira (20/11), em Brasília.

Wilson Lima explica que há muitos pacientes que já foram atingidos pelo vírus, que se recuperaram, mas que continuam ainda necessitando de trabalho de fisioterapia e continuam ocupando leito de UTI ou leito clínico, ou, de outra forma, continuam dependendo do suporte da rede pública de saúde pública.

Cardiologia

Ainda de acordo com o governador do Amazonas, o ministro Pazuello também assumiu o compromisso em ajudar o estado do Amazonas no suporte à estrutura de tratamento cardiovascular no Hospital Francisca Mendes.

Segundo Wilson Lima, já havia um compromisso do Ministério da Saúde em ajudar o Estado com a compra de alguns equipamentos, uma nova hemodinâmica, e também uma ressonância coronariana. E isso, vai ser fundamental para que governo estadual possa ampliar a quantidade de serviços na unidade, que é referência para o tratamento de patologias cardiológicas.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo destaca que o compromisso do Ministério da Saúde com o Estado tem sido cada vez mais efetivo. “O ministro reafirmou apoio ao Governo do Amazonas em relação à estrutura para a Covid, tanto no fortalecimento com equipamentos quanto medicamentos e insumos”, afirmou o secretário, acrescentando que também está em tratativas com o MS o início, uma parceria para implantação, em breve, de um novo tratamento, mais eficiente, contra a malária no estado.

O Amazonas será pioneiro no uso da medicação, já aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também efetuou o registro da Tafenoquina, desenvolvido com a participação de pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).  A medicação reduz a duração do tratamento da malária de sete dias (tratamento convencional) para um dia.

Fotos: Maurílio Rodrigues

Pular para o conteúdo