COMÉRCIODESTAQUE

Operação do Ipem “Boas Festas” fiscaliza produtos e alimentos da época natalina

Trabalho está sendo realizado de forma preventiva, com produtos natalinos, observando questões relacionadas à segurança dos produtos, principalmente os brinquedos ofertados a crianças

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) já estão nas ruas de Manaus com a operação “Boas Festas”, fiscalizando estabelecimentos que comerciais, para verificar a qualidade de produtos natalinos, como luminárias (pisca-piscas), brinquedos panetones, frutas cristalizadas, castanhas, frios, nozes, peru, chester, tender, bacalhau, dentre outros, para verificar se o peso e a quantidade declarada na embalagem dos produtos correspondem à realidade.

Brinquedos são a maior preocupação do Ipem, por conta do risco que podem oferecer às crianças

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, explica que esse trabalho está sendo realizado de forma preventiva com foco nos produtos natalinos, e que também estão sendo verificadas as questões relacionadas à segurança dos produtos, principalmente os brinquedos ofertados a crianças.

Diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito

Somente nesses dois dias de operação, já foram visitados 52 estabelecimentos comerciais, sendo três empresas notificadas. Foram fiscalizados 5.449 produtos natalinos, destes 140 pisca-piscas estavam irregulares e foram apreendidos por não possuírem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com plugues fora do padrão e liga ferrosa em sua composição.

Os responsáveis terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, estando sujeitos às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, que pode chegar a R$ 1,2 milhão.

A ação segue até o dia 16 de dezembro, na capital e Região Metropolitana, para garantir maior segurança dos produtos adquiridos neste fim de ano.  Os consumidores podem fazer denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-AM, pelo 0800 092 2020, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br.

Fotos: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Pular para o conteúdo