CULTURADESTAQUE

Patrick Araújo é o novo levantador de toadas do Boi Caprichoso

Levantador foi avalizado por grandes nomes da música brasileira, como o consagrado compositor Chico da Silva, escritor da toada “O amor está no ar”, obra do atual álbum do Boi Caprichoso

A apresentação do novo levantador de toadas do Boi Caprichoso Patrick Araújo, 22, foi durante a live “Ópera Amazônia: A Festa do Povo Caboclo”, transmitido ao vivo neste sábado (5/12), direto de Parintins. Ele chegou entoando os versos da toada “Amazônia, Catedral Verde”, ápice do espetáculo.

Patrick Araújo um dia sonhou em ser levantador de toadas do reduto da Francesa e do Palmares. Na escola, ainda criança, escolheu cantar ‘Tributo a Galdino Pataxó’, obra de 2005 do boi Caprichoso. Quando na arquibancada azul do Bumbódromo sentou pela primeira vez, os olhos atentavam para os músicos e o desejo era ter uma única oportunidade de mostrar que era capaz.

 “Esse momento chegou, é a minha hora. É o sonho que eu sempre quis e acontece conforme os planos de Deus. Trago comigo a experiência de ótimos festivais, mas também a vontade de seguir aprendendo a cada novo instante. Me sinto extremamente honrado e sei que juntos vamos construir uma história maravilhosa. Contem comigo”, afirmou.

De acordo com o presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, o bumbá recebe o artista de braços abertos, que passa a integrar um elenco musical completo. “Temos os melhores maestros, produtores, músicos, percussionistas e agora a melhor voz da nova geração. O conjunto desses fatores nos torna realmente muito forte. O torcedor pode esperar grandes novidades, com performances à altura do nosso boi campeão”, reforçou.

Talento avalizado

A escolha do levantador que irá conduzir o espetáculo musical do Boi Negro de Parintins na arena do Bumbódromo, no próximo ano, tem a assinatura e confiança de grandes nomes da música brasileira.

Patrick Araújo é a aposta do consagrado compositor Chico da Silva, escritor da toada “O amor está no ar”, obra do atual álbum do Boi Caprichoso. “Eu conheço ele, sei de sua capacidade. Quando fui indagado sobre quem poderia assumir a função, eu não tive dúvidas. Precisamos de alguém com a energia e participação de Arlindo Júnior, que esteja próximo do povo e seja realmente o condutor da galera. Ele possui esses atributos, é ele, Patrick Araújo”, elogiou.

Para o maestro de violões do estado do Amazonas e membro do Conselho Musical do Boi Caprichoso, Neil Armstrong, a chegada de Patrick marca um novo tempo na história do bumbá. “Ele chegou, está conhecendo os músicos, a pegada da marujada, o calor da galera e eu não tenho dúvidas que ele será um nome forte na história do povo azulado. Foi realmente a escolha perfeita”, enfatiza. 

O produtor musical do Boi Caprichoso, Bennett Carlos, explica que criar o novo a partir de talentos mais jovens é muito mais produtivo. “Quando nós, enquanto produção, refletimos sobre inovar a toada, pensamos sempre em vozes novas, vozes que saibam ouvir parar melhorar. O Patrick é esse alguém, um cantor com um timbre peculiar, uma extensão vocal equilibrada, uma desenvoltura única e acima de tudo, uma pessoa disposta a escutar. Ao unir todos esses atributos, temos um bloco musical muito forte”, destacou.

Márcio Braz, pesquisador e teatrólogo afirma que a chegada do artista abre um universo de possibilidades, devido sua desenvoltura física. “Ele possui todas as características de um levantador de toadas do Festival de Parintins. Além da bela voz e excelente empatia com a galera, ele conta com um conjunto de técnicas a mais, principalmente quanto as expressões corporais, muito condizente com aquilo que ele apresenta em cena, no palco e na arena”, afirma. 

Grandiosidade da festa

Na live de apresentação do novo levantador, o  Boi Caprichoso manteve o padrão de excelência que se tornou marca dos eventos do bumbá, ao apresentar uma cenográfica digna de uma noite de Festival Folclórico de Parintins. Figuras do lendário amazônico se entrelaçaram com os ícones da figura típica da região para formar um palco dinâmico com mais de 62 metros de largura. O evento, transmitido direto do Galpão Central de Alegorias em Parintins, foi exibido ao vivo pela TV A Crítica e pelo canal oficial azul e branco no Youtube.

A festa contou com a participação de 10 (dez) vozes que atualmente formam o elenco de cantores do bumbá, cada um responsável por um período do show. O evento iniciou com o talento de Gean Figueira, e seguiu com a presença especial de Diego Brelaz, Arlindo Neto, Paula Gomes, Edmundo Oran (apresentador oficial), Patrick Araújo (levantador oficial), Gilson Matos, Rei Azevedo, Marquinho Azevedo e Márcio do Boi.

Os itens individuais Marciele Albuquerque (cunhã poranga), Cleise Simas (rainha do folclore) e Erick Beltrão (pajé), marcaram presença no show, com performances inéditas para o torcedor. Marcela Marialva (porta-estandarte) foi uma das apresentadoras da noite; Valentina Cid (sinhazinha da fazenda) participou de forma virtual no início do evento.

Fotos: Pedro Coelho/Divulgação

Pular para o conteúdo