CULTURA

Segundo episódio do projeto de “Iniciação ao Contrabaixo” será lançado nesta segunda

Neste segundo episódio, Mauro fará a Introdução à teoria musical aplicada ao contrabaixo como pauta, clave, noções de ritmo e repertório, além de apresentar as partes que compõem o contrabaixo

O contrabaixista e produtor musical Mauro Lima lançará, nesta segunda-feira (28/12), o segundo episódio da “Iniciação ao Contrabaixo”. O projeto, que foi contemplado pelo edital Conexões 2020, da Lei Aldir Blanc e tem o apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, será disponibilizado às 12h, no canal do You Tube da Vila Vagalume. O acesso ao vídeo é gratuito e vem acompanhado de material didático para download.

Artista atuante no cenário musical manauara, integrando as bandas Gramophone, Alderia, Alaidenegão, Mauro Lima é residente na Casa Criativa Vila Vagalume 80, onde trabalha dando aulas de instrumentos, entre eles, o contrabaixo. Com o advento da pandemia e com todas as medidas de restrição para conter o avanço de contágio, o músico teve a ideia de disponibilizar o material online e assim manter-se produtivo e despertar o amor não só pelo instrumento (contrabaixo) como pela música, contribuindo com o desenvolvimento e profissionalização musical e cultural das pessoas e democratizando o ensino em Música.

“A democratização do conhecimento sobre qualquer instrumento deveria ser direito de todos. É uma ferramenta poderosa, capaz de ser muito mais que uma simples forma de lazer. Porém, apenas uma parcela da população consegue ter acesso a isso. O aprendizado de um instrumento pode reconfortar minimamente a passagem desse momento tão sombrio que estamos vivendo devido a pandemia do covid-19 em todo o mundo, ajuda a aliviar a mente, a pensar melhor e a trazer um pouco mais de alegria e paz para vida”, declara Mauro.

Neste segundo episódio, Mauro fará a Introdução à teoria musical aplicada ao contrabaixo como pauta, clave, noções de ritmo e repertório, além de apresentar as partes que compõem o contrabaixo, a sua utilização e as técnicas primordiais para o aprendizado. O artista acredita que o conteúdo tanto do primeiro vídeo (lançado no dia 18/12) quanto este, proporcionará uma base nos primeiros passos do expectador.

O segundo episódio do projeto “Iniciação ao Contrabaixo” será disponibilizado no canal do You Tube da Vila Vagalume 80, no endereço https://youtube.com/c/VilaVagalume80, às 12h do dia 28/12.

SOBRE A CASA CRIATIVA

Espaço de construção coletiva desenvolvida pelos artistas Vívian Gramophone, Mauro Lima, Ramon Marola, Andreas Dominique, Marcela Paiva, Grace Anne e Victor Félix Liotto, a casa está centrada na zona oeste em uma casa que transpira arte e receptividade na Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, 234, bairro do Bairro São Raimundo, em frente ao Rio Negro, trazendo o melhor da cultura regional e da arte culinária vegetariana. As atividades realizadas têm fomentado um espaço plural que conta com a parceria de artistas locais, que passam a ter mais consolidação de suas carreiras, visibilidade e estrutura para seus projetos. Como resultado, a Casa ganhou destaque dentre os espaços culturais de Manaus por apoiar e difundir a cultura local.

A Vila Vagalume pretende ser um útero artístico ao auxiliar seus artistas integrados na oportunidade de divulgação de seus trabalhos. A vila também tem a intenção em ser um centro de reflexão social, de formação e de práticas pedagógicas destinadas ao favorecimento e benefício da comunidade próxima do bairro de São Raimundo, propiciando uma transformação ao integrar as pessoas em suas vivências cotidianas na produção cultural única e regional da cidade de Manaus.

Pular para o conteúdo