AMAZONASCIDADANIA

Mirtes Salles assume o comando da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas

Ex-vereadora de Manaus entra no lugar de William Abreu, que deixou o cargo alegando motivos pessoais. Nomeação foi publicada na edição do dia 11/01 do Diário Oficial do Amazonas

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) do governo do Amazonas está sob novo comando. A nova titular é a ex-vereadora Mirtes Salles. Jornalista de profissão e dona de uma carreira política promissora, ela assume o posto deixado pelo antigo colega de parlamento William Abreu, que deixar o cargo a pedido, alegando motivos pessoais.

A nomeação de Mirtes Salles foi publicada na edição do dia 11 de janeiro do Diário Oficial do Amazonas (DOA), publicada nesta terça-feira (12/01).

Mirtes Salles tem 48 anos e iniciou sua trajetória política em 2004, quando foi eleita vereadora. Nesse período, teve a oportunidade de assumir a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor, onde criou o Manual do Consumidor. Foi reeleita em 2008 para a Legislatura 2009/2012.

Em janeiro de 2018, foi nomeada secretária executiva de Cidadania do Governo do Amazonas. No início de 2019, retornou à Câmara Municipal de Manaus assumindo a vaga aberta com a eleição para Assembleia legislativa da então vereadora Joana D’arc.

No comanda da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus, Mirtes Salles editou a “Cartilha da Mulher – Conhecendo seus Direitos”. O livreto, em 60 páginas, trazendo orientações para as mulheres sobre a legislação vigente e uma lista de órgãos que recebem denúncias de casos de violência doméstica.

Durantes seus mandatos parlamentares, a nova titular da Sejusc tem priorizado a defesa e popularização das leis que asseguram direitos aos cidadãos. No entendimento dela, é preciso educar a população com relação aos seus direitos. Segundo Mirtes Salles, o primeiro passo é ensinar a pessoa a reconhecer seus direitos, assim ela pode identificar as situações em que seus diretos são violados seja em relação aos direitos do consumidor ou os direitos das mulheres.

Pular para o conteúdo