MANAUS

Ações de limpeza nos rios e igarapés de Manaus foi intensificada

iA coleta fluvial dos resíduos é realizada com a utilização de duas balsas, dois empurradores, duas escavadeiras hidráulicas, uma embarcação autopropulsora, tipo carga geral, e cinco botes

Todos os dias a Prefeitura de Manaus recolhe aproximadamente 27 toneladas de lixo dos rios e igarapés da cidade. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) está atuando na orla dos bairros Aparecida, zona Centro-Sul, e Educandos, zona Sul; em áreas como a Manaus Moderna, no Centro, e Panair, na zona Sul; além dos igarapés nos bairros Cachoeirinha e Colônia Oliveira Machado.

Nos primeiros meses de 2021, foram realizadas mais de 120 ações de limpeza em 30 igarapés, córregos, orlas e praias de Manaus. O serviço consiste no recolhimento dos resíduos sólidos da superfície da água e das margens dos igarapés e orlas, além da retirada de vegetação aquática para melhorar o escoamento hídrico.

De acordo com o subsecretário de Operações da Semulsp, José Rebouças, esse tipo de ação é constante, principalmente durante o período de cheia. Ele faz um alerta para que a população colabore, não jogando lixo nas ruas e nos igarapés.

“Além da nossa ação de limpeza, também realizamos campanhas de conscientização da população, mas o impacto ambiental desses resíduos nos rios ainda é muito grande. Precisamos cada vez mais unir forças, o poder público e a população, para que possamos zelar pela nossa cidade”, ressalta.

A coleta fluvial dos resíduos é realizada com a utilização de duas balsas, dois empurradores, duas escavadeiras hidráulicas, uma embarcação autopropulsora, tipo carga geral, e cinco botes. Mais de 65 servidores estão envolvidos na ação.

Nesta semana, além das orlas, a Semulsp intensificou as ações em igarapés. Na rua 13 de Maio, na Colônia Oliveira Machado, zona Sul, equipes atuam na capina, limpeza do córrego, poda de árvore e recolhimento de lixo.

Trabalho semelhante também ocorre na rua Marques da Silveira, na Cachoeirinha. Na sequência, outras áreas da cidade serão atendidas. 

Pular para o conteúdo