DESTAQUETOCANTINSTURISMO

Governo do Tocantins investe na regularização das atividades turísticas do Jalapão

Parque Estadual do Jalapão representa um importante patrimônio ecológico nacional, uma vez que é atravessado por diversas sub-bacias que disponibilizam uma expressiva oferta de recursos hídricos para o Rio Tocantins

Nesta sexta-feira (6), e sábado (7) será a vez dos produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos, consultores ambientais e operadores de turismo do município de Mateiros, região do Jalapão, receberem atendimento dos técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da ação Orienta Naturatins, que acontece no auditório do Centro de Atendimento ao Turista da cidade.

Em Mateiros, a ação também vai orientar sobre a Portaria de Licença dos Atrativos Naturais, uma vez que a região é a que mais recebe turistas no Tocantins. O agendamentos para atendimentos presenciais e individualizados já podem ser feitos pelo WhatsApp através do número (63) 99218-0298.

  “O Naturatins está disponível para fazer a orientação depois da publicação da Portaria nº 113 que regulamenta os atrativos naturais, como fervedouros, trilhas, cachoeiras e até cavernas, por isso vamos orientar os empreendedores de Mateiros e região, que é um dos destinos turísticos mais procurados do Estado”, explica o diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins, Felipe Pimpão.

É em Mateiros que fica localizada a maior parte da região ecoturística do Jalapão, sendo que o Parque Estadual do Jalapão fica integralmente localizado no município.

O agendamento para o atendimento individual personalizado com técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) deve ser feito por WhatsApp através do telefone (63) 99218-0298. O agendamento é necessário para evitar aglomerações e garantir a segurança sanitária contra a Covid-19.

O Orienta Naturatins é um mutirão de serviços prestados pelo órgão ambiental do Estado, como forma de levar informações e facilitar os processos de regularização, reduzir a burocracia e dar celeridade ao desenvolvimento das atividades produtivas, sempre respeitando a legislação ambiental.

Durante a ação o público também poderá tirar dúvidas sobre licenciamento, recursos florestais, outorgas d’água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), serviços de protocolo e jurídico. Esclarecimentos sobre julgamento de multas, prazos para defesa e recursos administrativos, segurança de barragem e licença de pesca também são oferecidos durante o evento.

Sobre o Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão representa um importante patrimônio ecológico nacional, uma vez que é atravessado por diversas sub-bacias que disponibilizam uma expressiva oferta de recursos hídricos para o Rio Tocantins.

Os estudos biológicos realizados mostram que a microrregião do Jalapão apresenta grande importância biológica, principalmente devido à sua biodiversidade e à presença de espécies raras, endêmicas e mesmo em processo de extinção. Além disso, a região apresenta parcelas de cerrado preservado e um grande número de mananciais de grande importância para as principais bacias hidrográficas das Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. 

Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

Pular para o conteúdo