DESTAQUEINFRAESTRUTURA

Com seis frentes de trabalho, obra de construção do Anel Viário Leste segue em ritmo acelerado

Paralisado por cerca de cinco anos, o projeto, retomado pelo governador Wilson Lima, desviará o fluxo de veículos pesados do centro da capital, facilitando o deslocamento entre as zonas norte e leste

Com investimento no valor de R$ 203 milhões, do governo do estado do Amazonas, a construção do Anel Viário Leste segue em ritmo acelerado e cerca de 20% do projeto já estão concluídos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20/8) pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra). A previsão de conclusão é dezembro de 2022.

O complexo, que tem 18,3 quilômetros de extensão, mobiliza seis frentes de trabalho, que executam obras de drenagem, terraplanagem, supressão vegetal, troca de solo, construção da terceira ponte e galeria.

O Anel Leste inicia no trevo da avenida dos Oitis e terminará na avenida Margarita, no trecho compreendido no entorno da Reserva Florestal Adolpho Ducke. O complexo desviará o fluxo de veículos pesados do centro de Manaus, facilitando o deslocamento entre as zonas Norte e Leste da capital.

O contrato foi assinado em 2013 e o projeto ficou paralisado por cerca de cinco anos, sendo a obra iniciada somente em 2019, na gestão do governador Wilson Lima.

Benefícios

O Polo Industrial de Manaus será beneficiado com a facilidade no trajeto dos veículos que saem do Distrito Industrial com destino ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias estadual AM-010 e federal, BR-174.

 Mobilidade integrada

Os complexos viários Anel Leste e Anel Sul são considerados a maior obra mobilidade urbana integrada construída em Manaus. Com 27 quilômetros, os complexos irão interligar as zonas norte, leste e centro-sul de Manaus. As obras irão proporcionar maior fluidez no tráfego, encurtando a distância entre as zonas da cidade, evitando congestionamentos e reduzindo o consumo de combustível e o tempo de transporte.

 Fotos: Divulgação/Seinfra

Pular para o conteúdo