Em busca ativa, prefeitura de Maués quer conscientizar ribeirinhos da importância da imunização contra a covid-19
Em apenas três dias, profissionais municipais de saúde percorreram, em lanchas rápidas, sete comunidades ribeirinhas, imunizando 1.350 pessoas e orientando como se proteger do novo coronavírus
Neste fim de semana, o município de Maués realizou o programa “Busca Ativa”, com o intuito de vacinar contra a covid-19 ribeirinhos, que por algum motivo, não haviam tomado a primeira e nem a segunda dose.
“Acreditamos que, por meio da vacinação, o nosso povo estará seguro, afinal nossos números mostram isso. Fomos o primeiro município do Amazonas a vacinar pessoas com 35 anos sem comorbidades, nossas equipes enfrentaram horas de barcos para levar esperança para as comunidades mais longínquas”, explicou o prefeito, Júnior Leite (PSC).
Em apenas três dias, profissionais municipais de saúde percorreram, em lanchas rápidas, comunidades localizadas nos rios: Maués-Açu/Limão, Maués-Miri, Castanhal de Baixo, Médio Apocuitaua, Maués-Açu/Limão, Urupadi e Parauari (Mucajá), vacinando 1.350 pessoas. Levando, além da vacina, a conscientização à população quanto aos cuidados para se proteger do novo coronavírus.
“O fato de termos distâncias muito grandes não desanimou nossas equipes de saúde. Vacinamos mais de 1.300 habitantes e continuaremos este trabalho, juntamente com a conscientização da necessidade de ser vacinado”, disse o secretário Municipal de Saúde, Franmartony Firmo.
Atualmente, já foram aplicadas um total de 60.610 doses no município. Entre primeira, segunda e dose de reforço em idosos. O público de acima de 12 anos já imunizou 75,3%. A vacinação na área urbana de Maués continua no Ginásio Pe. Leão Martinelli, localizado na Rua Getúlio Vargas, s/n°, Centro, no horário das 8h às 12h.
Fotos: Feitas pelos agentes de saúde de Maués