AMAZONASDESTAQUEEDUCAÇÃO

Aleam autoriza empréstimo para ampliar oferta de vagas de matrículas na rede estadual de ensino

PL autoriza o governo do Amazonas a contratar empréstimo junto ao BID para ações do Padeam. A contrapartida do Estado será de U$ 20 milhões

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, por unanimidade, projeto de lei do Executivo, autorizando o governador Wilson Lima a firmar empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da União, de U$ 80 milhões. O valor servirá para executar as ações do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (PADEAM 2), com o objetivo de ampliar a oferta de vagas de matrículas e melhorar a qualidade da educação do Amazonas. A contrapartida do Estado será de U$ 20 milhões.

De acordo com a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, os investimentos do Governo do Amazonas na educação, nos últimos quatro anos, que têm resultado na elevação da qualidade do ensino, na valorização dos profissionais da rede estadual, bem como na infraestrutura das escolas. De acordo com ela, a aprovação para o financiamento junto ao BID fortalecerá ainda mais os avanços educacionais no Amazonas.

“O governador Wilson Lima não tem medido esforços para fortalecer cada vez mais a educação no Amazonas. Resultado disso são os investimentos realizados nos últimos anos. A construção de novas unidades de ensino, incluindo escolas de tempo integral, é um reflexo de uma gestão comprometida com o futuro dos estudantes do Amazonas, que busca garantir mais oportunidades as crianças, adolescentes, jovens e adultos do estado”, enfatizou Kuka Chaves.

Com o financiamento do BID, o governo irá expandir a infraestrutura educacional, com a construção de 22 novas unidades escolares, o que deve gerar mais de oito mil novas vagas, além de melhorar os índices educacionais na região.

“Essa conquista representa mais um passo em direção a um futuro promissor na educação. A aprovação deste empréstimo visa impulsionar o ensino de qualidade, pautado na sustentabilidade e na preservação da Amazônia, atendendo à determinação do Governador Wilson Lima. Estas são áreas cruciais para o progresso do estado do Amazonas”, disse Therezinha Ruiz, coordenadora do Padeam.

A Lei agora avança para aprovação da União, onde será avaliado pelos senadores para que o Amazonas possa utilizar os recursos financeiros destinados, impulsionando o desenvolvimento da rede pública de ensino.

O Padeam 2 é uma iniciativa desenvolvida pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, com o principal objetivo de promover a implantação de novos projetos educacionais nas diversas regiões da Amazônia, abrangendo áreas urbanas, rurais e indígenas.

Uma das vertentes do programa é o componente de obras, que inclui a construção de Centros de Educação de Tempo Integral (CETIs), Escolas da Floresta (sendo uma flutuante), Escolas Indígenas, laboratórios makers, formação continuada de professores, projetos pedagógicos e ampliação do Centro de Mídias.

Foto: Escola da Floresta – Arquivo/Padeam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo