AMAZONASDESTAQUEEDUCAÇÃO

Escolas públicas do Amazonas vão ofertar mais de 800 mil vagas para o ano letivo de 2024

Calendário de matriculas foi divulgado de forma conjunta pelas secretarias estadual e municipal de Educação, na capital amazonense

Mais de 850,8 mil vagas serão disponibilizadas na rede pública de ensino do Amazonas para o ano letivo de 2024, na capital amazonense. Destas, 272 mil vagas serão para novos alunos, sendo 201,8 mil para a rede estadual e 70,2 mil para a rede municipal de ensino na capital.

Os dados foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (14/12), pelas secretarias estadual e municipal de, juntamente com a empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), durante a divulgação do calendário de matrículas 2024.

O calendário inclui os processos de rematrículas automáticas, reordenamentos, transferências, matrícula de novos alunos e atendimento a retardatários.

As rematrículas automáticas iniciam na próxima segunda-feira (18/12) e seguem até o dia 4 de janeiro, com um processo realizado pelas próprias escolas. Após esse período, ocorrerá o encaminhamento do reordenamento (de todos os ensinos), no dia 5 de janeiro. Os pais ou responsáveis terão que confirmar o reordenamento nos dias 8 e 9 de janeiro, nas novas escolas dos alunos.

O reordenamento é destinado aos discentes cuja escola atual não oferece continuidade de ensino. Esse processo já está em curso, por meio da Gerência de Pesquisa e Estatística (Gepes) da Seduc e da Gerência de Matrículas da Semed.

O próximo passo é referente à transferência e matrícula de alunos com deficiência, que têm prioridade de atendimento, baseada na Lei 13.146 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, que acontece nos dias 10 e 11 de janeiro. Após as prioridades, as transferências seguem com os demais estudantes que já são da rede pública do Amazonas, no período de 12 a 16 de janeiro.

Esse procedimento poderá ser feito on-line, por meio do site das matrículas (https://matriculas.am.gov.br), ou presencial nas mais de 1,1 mil escolas das redes estadual e municipal de Manaus.

Ampliação de vagas

A secretária da Seduc, Kuka Chaves, anunciou a ampliação de vagas para a educação de tempo integral para o ano letivo de 2024.

“O governo do Amazonas, em conjunto com o governo federal, tem realizado a expansão da oferta de vagas para essa modalidade de tempo integral até 2027. Porém, com a prioridade inicial que, em 2024, a Secretaria de Educação disponibilize cinco mil vagas a mais para 11 escolas, que se tornarão de tempo integral na capital e no interior no próximo ano letivo”, pontuou Kuka.

Novos alunos

O processo de matrícula para novos alunos e o processo de transferência, tanto da rede estadual quanto da municipal, também poderão ser realizados de forma on-line pelo https://matriculas.am.gov.br, onde deverá ser feito um cadastro prévio; ou presencial, nas escolas públicas.

Entre 10 e 11 de janeiro, serão realizados os atendimentos para alunos com deficiência (de todos os ensinos); e de 17 a 19 de janeiro, de todos os demais alunos novatos.

Vagas

Para o ano letivo 2024, a rede estadual de ensino ofertará 558.273 vagas, tanto na capital quanto no interior. A estimativa é de que 356,4 mil vagas sejam de rematrículas e reordenamentos, e 201,8 mil de novos estudantes. Já na rede municipal da capital, a Semed fará a rematrícula de 222.316 discentes e ofertará 70.248 novas vagas, podendo chegar a 292.564 estudantes matriculados.

Durante a coletiva, a secretária da Semed, professora Dulce Almeida, falou sobre as novas vagas na rede municipal e destacou as das creches municipais.

“Para o ano letivo de 2024, a Semed terá a capacidade para atender mais de 70 mil alunos, desse total mais de 2 mil, serão para atendimento nas nossas creches. Até o fim da gestão do prefeito David Almeida, vamos inaugurar ainda mais quatro creches e com isso aumentar a nossa capacidade de atendimento de crianças de 1 a 3 anos de idade e com isso mais famílias vão poder modificar a vida financeira, já que poderão trabalhar despreocupados, sabendo que os filhos estarão resguardados”, informou Dulce.

Canais de atendimento

A Seduc disponibiliza, em caso de dúvidas, os seguintes canais de comunicação: 0800 092 5050; WhatsApp: 800 092 5050; e o e-mail: seduc.atende@seduc.net. Na Semed, os canais de atendimento são os e-mails gmatricula@semed.manaus.am.gov.br e falasemed@semed.manaus.am.gov.br.

Tecnologia

Desenvolvido pela Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), o site matriculas.am.gov.br ganhou novas funcionalidades para 2024. O site, que é totalmente responsivo e pode ser acessado por computadores e dispositivos móveis como tablets e smartphones, agora conta com recursos de acessibilidades para pessoas com baixa visão, cegueira e deficiência auditiva.

Outra novidade é que, além da versão em espanhol, disponível desde o ano passado, o site também passa a ter uma versão em inglês, a partir de 4 de janeiro. Em todas as versões, responsáveis e alunos encontram informações importantes como o calendário de matrículas, a relação das escolas, inclusive com a localização geográfica de cada uma delas, os documentos necessários para realizar a matrícula, além de uma área de perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre o processo.

Login

Outra novidade do processo de matrículas é que, a partir do dia 4/1, os pais ou responsáveis também poderão acessar o sistema utilizando login e senha do portal de serviços do governo federal, o gov.br.

De acordo com o gerente de Sistemas da Prodam, Abel Neto, a equipe técnica fez a associação do cadastro do sistema de matrículas ao cadastro do gov.br, acrescentando mais uma maneira de realizar o login.

Cadastro

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado e esse código deve ser inserido na tela de cadastro inicial. Só depois dessa etapa será possível dar seguimento ao cadastro do responsável e do aluno.

Fotos – Mário Oliveira / Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo