AMAZONASDESTAQUEPOLÍTICA

Justiça eleitoral do Amazonas cassa mandato de Silas Câmara por irregularidades em gastos de campanha

Decisão se deu por maioria de votos, atendendo representação do Ministério Público Eleitoral. Parlamentar anunciou que vai recorrer da decisão ao TSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em decisão por maioria de votos (seis a favor e dois contra), cassou o mandato do deputado federal Silas Câmara, na manhã desta quarta-feira (31/1). O parlamentar do Republicanos, foi julgado por gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral no ano de 2022, atendendo representação do Ministério Público Eleitoral (MPE). A votação aconteceu após o cumprimento de pedido de vista feito pelo juiz Marcelo Vieira.

Após ser informado da decisão, Silas Câmara, divulgou em suas redes sociais que vai recorrer ao Supremo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tentar reverter a cassação. Também por meio nota divulgada por sua assessoria jurídica, Silas Câmara informou que recorrerá da decisão do TRE-AM, reafirmando seu compromisso com a defesa legal de seu mandato, “conquistado com muito trabalho, união, por um propósito santo, de forma limpa e honesta”.

A assessoria de Silas Câmara argumenta ainda que a decisão foi formada por pequena maioria de votos e contrariou a posição anterior do próprio TRE-AM, que aprovou as contas do Deputado. “A confiança na reversão do julgamento é total e o deputado continuará no exercício pleno de suas responsabilidades enquanto aguarda a apreciação do caso em definitivo pela Justiça Eleitoral”, diz a nota.

A perda do mandato de Silas Câmara, em mais de uma possibilidade, promoverá uma dança nas cadeiras da Câmara dos Deputados, já que, além do deputado federal Pauderney Avelino (União Brasil), também Alfredo Nascimento (PL) deverá retornar à Câmara, já que o juiz relator do caso, solicitou que os votos do deputado federal não fossem computados para fim de quociente eleitoral. Com isso, o deputado Adail Filho também do partido Republicanos, perde a vaga.

E as alterações não param por aí. Com esta nova configuração, quem assumiria no lugar do deputado licenciado Fausto dos Santos Junior (União Brasil) seria o delegado federal Pablo Oliva, seu correligionário. Ou seja, três cadeiras (quase a metade da bancada) mudariam a partir do episódio de hoje.

Silas Câmara está no seu sétimo mandato de deputado federal. Foi eleito pela primeira vez em 1998. É pastor e sua família controla a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas e no Pará. Ele é irmão do deputado estadual Dan Câmara, também foi eleito em 2022.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo