AMAZONASDESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Idam destaca protagonismo feminino com mais de 18 mil mulheres atuando no setor primário no Amazonas

Força da mão de obra feminina está presente nas mais diversas atividades produtivas assistidas pelo instituto, que conta, atualmente, com 252 servidoras em seu quadro técnico

A presença do público feminino no setor primário tem avançado ano após ano, o que confirma o protagonismo das mulheres no segmento, segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). São mais de 18 mil produtoras rurais assistidas pelo instituto, além de 252 servidoras comprometidas em levar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a todos os envolvidos nas atividades rurais.

São as agricultoras familiares, pecuaristas, pescadoras artesanais, meliponicultoras, extrativistas e tantas outras mulheres, incluindo as gerentes das Unidades Locais (UnLocs) e postos avançados do Idam, que têm ajudado a escrever a história das mulheres no segmento.

Entre essas mulheres está a gerente Local (UnLoc) Idam/São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes, que conhece pessoalmente os obstáculos e conquistas da mulher no setor primário. Para ela, atuar no segmento é um ato de empoderamento feminino e uma grande conquista.

“Ser a gerente, mulher mais nova a ocupar tamanho cargo, é uma grande conquista em um setor ocupado, ainda, predominantemente por homens. Temos conquistado nosso espaço e é um privilégio caminhar, no Idam, lado a lado com agrônomas, técnicas e tantas outras mulheres da área de ciências agrárias em prol do setor primário, sem contar que nós, que atuamos na ‘ponta’, ainda temos a honra de sermos inspiradas pela força e resiliência das produtoras rurais”, afirma Kerolly Lopes.

Uma das titulares do ‘time’ de mulheres que atuam no setor primário amazonense está a agricultora Nilze dos Santos, que reforça a presença feminina no segmento. Ela, que é assistida pelo Idam, afirma que todas as produtoras rurais amazonenses são incansáveis.

“Nós mulheres somos guerreiras e trabalhamos duro para garantir o sustento de nossas famílias. Além disso, temos feito muito e vamos fazer muito mais pela agricultura do nosso estado”, pontuou.

Participação com honras

A participação e contribuição das mulheres ao setor primário amazonense merece todas as ‘honras’, ressalta o diretor-presidente do Idam, Valderlei Alvino. 

“É importante lembrar que a mulher não se resume a um papel de coadjuvante, seja na agricultura familiar, pesca artesanal, pecuária ou demais atividades do segmento. Elas são chefes de família, empreendedoras e atendem as demandas do mercado com as próprias produções, onde lideram a atividade de forma exemplar”, relatou.

Alvino destaca também que o Idam não tem medido esforços para atender as demandas do público feminino, seja por meio de capacitação, serviços de ater e ações que impulsionem as atividades desempenhadas por cada trabalhadora rural. Ele lembra, ainda, o resultado de uma ação do instituto, na qual ficou confirmado o protagonismo das mulheres na agricultura familiar.

 “O Idam atuou na logística de 7,5 toneladas de alimentos comercializados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O detalhe é que os itens alimentícios foram produzidos exclusivamente por produtoras rurais de Amaturá, o que comprova o poder da mulher no setor primário local. Por isso, parabéns a todas as nossas produtoras rurais”, concluiu o diretor-presidente.

Fotos: Marfran Vieira e Arquivo/Idam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo