DESTAQUEMUNDO

Apagão cibernético gera caos em aeroportos ao redor do mundo

Evento, que afetou sistemas cibernéticos em empresas de diversos segmentos, que envolve usuários da Microsoft, estaria relacionado a um problema global na empresa CrowdStrike.

Um apagão cibernético global causou caos nos aeroportos de diversos países nesta sexta-feira, afetando milhares de passageiros e resultando em inúmeros atrasos e cancelamentos de voos. No Brasil, o impacto foi pequeno. Em Manaus, a administração do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, não reportou nenhum problema, até o fechamento da matéria.

Companhias aéreas, empresas de mídia, bancos e serviços de saúde foram afetados em vários países. Diversos países reportaram problemas técnicos que afetaram redes de televisão nacionais, aeroportos internacionais, operadoras ferroviárias, bolsas de valores e outros serviços. O apagão foi causado por um problema operacional na CrowStrike, empresa de segurança cibernética cujo software é usado pelo sistema operacional Microsoft Windows.

A Microsoft afirma que a “causa subjacente” da interrupção em massa foi corrigida para seus aplicativos, mas o “impacto residual” continua afetando alguns serviços.

A autoridade nacional de cibersegurança da Austrália anunciou que várias empresas foram afetadas por um “apagão técnico em larga escala”. Companhias nos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Índia, e Holanda também reportaram dificuldade. Ainda não há informações sobre problemas no Brasil.

No Brasil, também houve relatos de sistemas bancários inoperantes e atraso em voos em diversos aeroportos do país. A Azul Linhas Aéreas informou que alguns voos podem sofrer atrasos, “devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”.

A companhia orienta os clientes que possuem voos agendados para hoje, e que ainda não tenham efetuado o check-in, a chegarem com antecedência ao aeroporto de embarque, onde devem procurar pelo balcão de atendimento da empresa.

Em comunicado, a Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes. As complicações operacionais que afetaram a Azul causaram transtornos aos passageiros do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, 24 voos de partida e 15 voos de chegada tiveram atrasos registrados na manhã de hoje.

O aeroporto emitiu uma nota informando que acionou planos de contingência “para reduzir os impactos decorrentes dessa falha”.

A Gol Linhas Aéreas informou que suas operações e sistemas não sofreram impactos do apagão cibernético até o momento.

A Latam informou aos passageiros que a operação pode ser afetada pelo queda mundial da Microsoft. O imprevisto pode gerar alguns atrasos em voos, segundo a companhia. Em nota enviada à imprensa, a Latam comunicou que, até o momento, não há impactos na operação da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo