INFRAESTRUTURA

Liberação da alça viária do viaduto Rei Pelé ocorre em tempo recorde

Intervenções no complexo viário parte de um esforço da prefeitura de Manaus para melhorar a fluidez do trânsito em áreas críticas da cidade

A prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), liberou nesta terça-feira (27/8), o tráfego de veículos na alça viária do viaduto Rei Pelé, localizado na zona Leste da capital. A obra, que conecta as avenidas Autaz Mirim e Camapuã, foi concluída em apenas oito meses, tempo considerado recorde para um projeto dessa magnitude.

De acordo com o secretário de Obras, Heliatan Botelho, a nova alça viária permitirá o tráfego livre de até 1, 5 mil veículos por hora, desafogando o trânsito intenso da região, especialmente nos horários de pico.

“Essa celeridade demonstra o compromisso da Prefeitura de Manaus com a melhoria da mobilidade urbana na cidade. Além disso, a segunda etapa da obra, que envolve a construção da trincheira, segue em andamento e deve ser entregue como um presente de Natal para os manauaras”, afirmou Botelho.

A obra envolveu a construção de oito pilares, a implantação de 21 vigas longitudinais e 108 estacas raiz, além da utilização de mais de 245 toneladas de aço e cerca de 1.800 metros cúbicos de concreto. A pavimentação da alça viária incluiu a aplicação de 450 toneladas de massa asfáltica ao longo de seus 320 metros de extensão.

As intervenções no complexo viário Rei Pelé fazem parte de um esforço da Prefeitura para melhorar a fluidez do trânsito em áreas críticas da cidade. A parte inferior do complexo, que conectará o bairro Jorge Teixeira às avenidas Camapuã e Autaz Mirim, ainda está em construção, com 37% das obras concluídas até o momento. A previsão é que essa etapa seja finalizada nos próximos meses.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique, destacou que a nova alça viária elimina a necessidade de utilizar a rotatória na bola do Produtor para quem trafega da avenida Autaz Mirim em direção à Camapuã, o que deve reduzir significativamente os congestionamentos. Equipes do IMMU estarão no local para orientar os motoristas durante o período de adaptação.

As obras seguem em ritmo acelerado, com mais de cem trabalhadores e 20 equipamentos modernos operando de segunda a sábado para garantir a entrega dentro do prazo previsto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo