Marcelo Mourão Gomes atualiza acervo do Teatro Amazonas com nova doação de sapatilhas
As sapatilhas doadas pelo bailarino foram utilizadas por ele para se apresentar como o príncipe do balé “O Quebra-Nozes”, há dois anos, na Alemanha
O renomado bailarino amazonense Marcelo Mourão Gomes, que atualmente reside em Dresden, na Alemanha, realizou uma nova doação ao acervo do Teatro Amazonas nesta quinta-feira (03/10). As sapatilhas doadas foram usadas pelo artista durante sua performance no balé “O Quebra-Nozes” na Alemanha há dois anos.
Marcelo já havia doado suas sapatilhas ao teatro em 1999, e agora, motivado pela necessidade de atualizar esse gesto simbólico, trouxe novas peças que representam sua trajetória artística mais recente. Em uma cerimônia no salão nobre do teatro, o bailarino assinou as sapatilhas e as dedicou à instituição.
“A sapatilha é uma lembrança, é uma forma de eu manter meus pés aqui no Teatro Amazonas, mesmo estando fora”, afirmou o artista, emocionado.
Beth Cantanhede, diretora do Teatro Amazonas, ressaltou a importância desse gesto para o acervo cultural da instituição e o impacto de ver um amazonense brilhar nos palcos do mundo. As sapatilhas de Marcelo Mourão Gomes estão expostas na Sala de Música e Dança do teatro, ao lado de itens pertencentes a grandes nomes da dança, como Margot Fonteyn e Mikhail Baryshnikov.
Atualmente morando em Dresden, na Alemanha, o amazonense e cidadão do mundo revelou que o desejo de renovar a doação das sapatilhas para o Teatro Amazonas já existia há algum tempo, motivado pela necessidade de ter em sua terra natal indumentárias que representem seu momento mais atual.
Além disso, o bailarino expressou seu desejo de voltar a se apresentar no palco do Teatro Amazonas, demonstrando seu forte vínculo com a cidade e com o público local.
Fotos: David Martins / Secretária de Cultura e Economia