DESTAQUEREGIÃO AMAZÔNICA

Operação de combate ao garimpo ilegal no Alto Solimões já contabiliza 10 dragas destruídas

Operação Terra Viva da Polícia Federal, de combate ao garimpo ilegal de ouro segue até quinta-feira (12/12), nos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá

A Polícia Federal realiza a Operação Terra Viva, de combater o garimpo ilegal de ouro no Rio Solimões, nas proximidades dos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá, no Alto Solimões, Amazonas. Até o momento, a ação resultou na destruição de dez dragas utilizadas na extração ilegal de minério na região.

A operação, que se estende até quinta-feira (12/12), conta com a participação de agentes especializados em abordagens táticas a embarcações, além de explosivistas responsáveis pela inutilização dos equipamentos encontrados. A ação também visa identificar e responsabilizar os envolvidos na atividade ilegal, que causa danos ambientais significativos e afeta comunidades locais.

A região do Alto Solimões tem sido alvo frequente de operações contra o garimpo ilegal. Em dezembro de 2023, a Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e a Polícia Nacional da Colômbia, realizou a Operação Fronteira de Ouro, que resultou na inutilização de sete dragas, uma embarcação, uma retroescavadeira e uma balsa de combustível utilizadas na extração ilegal de ouro nos municípios de Japurá e Santo Antônio do Içá.

As ações contínuas das autoridades buscam coibir a prática do garimpo ilegal, que além de provocar degradação ambiental, está frequentemente associada a outros crimes, como o tráfico de drogas e a exploração de mão de obra em condições análogas à escravidão. A Polícia Federal reforça o compromisso de intensificar as operações na região, visando a preservação do meio ambiente e a proteção das comunidades afetadas por essas atividades ilícitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo