CIDADANIAMANAUS

Renato Junior anuncia ampliação das políticas de assistência social

Plano inclui realocação do Centro Pop e reforço em áreas de maior vulnerabilidade

A prefeitura de Manaus definiu como prioridade para os próximos quatro anos o fortalecimento das políticas de assistência social e cidadania, com foco em atender as populações mais vulneráveis da capital amazonense. Entre as iniciativas anunciadas, está a realocação do Centro Pop, atualmente localizado no bairro Petrópolis, para o Centro da cidade.

De acordo com o prefeito em exercício, Renato Junior, a mudança visa aproximar o serviço das áreas de maior concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade.

“O Centro tem a maior concentração de pessoas em vulnerabilidade social, e o Centro Pop, no Petrópolis, está distante do local que mais precisa dessa atenção. Com essa realocação, poderemos oferecer um acolhimento mais eficaz, atendendo às necessidades das pessoas que esperam por essa mão amiga da prefeitura”, afirmou Renato.

De acordo com o prefeito, em exercício, a  gestão também planeja avançar na cobertura de serviços socioassistenciais oferecidos pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Hoje, zonas como a Norte e Leste, além das áreas ribeirinhas e rurais, apresentam maiores vazios assistenciais.

Segundo dados do Cadastro Único, cerca de 169.687 famílias vivem em situação de pobreza nas zonas Norte e Leste, distribuídas em bairros como Jorge Teixeira, Coroado, Gilberto Mestrinho, Tancredo Neves e São José. Embora a Semasc conte com 40 equipamentos socioassistenciais, incluindo Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados (Creas), Cozinhas Comunitárias e Conselhos Tutelares, a cobertura atual ainda não é suficiente para atender toda a população necessitada.

“Estamos desenvolvendo um planejamento estratégico para 2025, identificando pontos de vazios assistenciais para expandir os equipamentos públicos da prefeitura onde mais se precisa”, afirmou o novo titular da Semasc, Saullo Vianna. “Queremos aumentar a atenção com equipamentos como os Cras e creches, fundamentais para a proteção social, e reforçar a segurança alimentar com restaurantes populares e cozinhas comunitárias”.

Vianna também destacou a importância do acolhimento a pessoas em situação de rua e o fortalecimento de pautas cidadãs, como os direitos das mulheres. “Essas ações fazem parte do plano que estamos elaborando por determinação do prefeito”, concluiu.

Fotos – João Vianna/Semcom e Diego Lima/Semasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo