Sem categoria

TRT-11 inicia Ano Judiciário com compromisso de ampliar acesso à Justiça e fortalecer transparência

Abertura do Ano Judiciário destaca metas da nova gestão e inclui posse de desembargadora e sessão do Pleno

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11) deu início ao Ano Judiciário de 2025, reafirmando seu compromisso com a ampliação do acesso à Justiça, maior celeridade nos julgamentos e fortalecimento da transparência institucional. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (5/2), reunindo magistrados, advogados, servidores e representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Conduzida pelo presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, a solenidade marcou também a primeira sessão do Tribunal Pleno em 2025. Durante seu discurso, Guedes enfatizou os desafios da Justiça do Trabalho na região e a necessidade de uma atuação eficiente e acessível à sociedade.

“Os serviços da Justiça do Trabalho são essenciais para o equilíbrio das relações entre empregados e empregadores. A 11ª Região enfrenta desafios geográficos, econômicos e sociais específicos, exigindo um olhar atento e comprometido com os direitos fundamentais”, afirmou o presidente.

Ele reforçou ainda a importância da agilidade nos julgamentos e o compromisso com a pacificação social, destacando a atuação conjunta de magistrados e servidores para garantir um sistema judicial eficiente e acessível.

A juíza auxiliar da presidência Carla Priscilla Silva Nobre apresentou os oito eixos estratégicos da nova gestão, que orientarão o biênio 2024-2026. Entre os principais objetivos, estão a ampliação do acesso à Justiça e acessibilidade; revitalização da infraestrutura predial e sustentabilidade; maior celeridade e produtividade na prestação jurisdicional; promoção da integridade e transparência; fortalecimento da governança administrativa e judiciária; aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira; humanização das relações de trabalho e a revitalização da infraestrutura tecnológica e inovação.

Segundo a magistrada, essas diretrizes foram elaboradas com a participação de servidores e gestores, em alinhamento com as prioridades do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

“Nosso objetivo é tornar a Justiça do Trabalho ainda mais acessível, ágil e transparente. Cada um de nós tem um papel fundamental para que este seja um biênio de conquistas significativas”, ressaltou a juíza.

Durante a cerimônia, a desembargadora Eleonora de Souza Saunier tomou posse como presidente da Seção Especializada II do TRT-11. Em seguida, foi realizada a primeira sessão do Pleno de 2025, com a participação dos desembargadores e representantes do MPT.

Entre os destaques da pauta administrativa esteve a aposentadoria da servidora Josse Clea Queiroz Campos, que dedicou 35 anos de serviço ao TRT-11, sendo 30 deles ao lado do desembargador Lairto José Veloso, que prestou uma homenagem à colega.

Além disso, foram analisados 56 processos administrativos e três processos judiciais, enquanto cinco processos foram adiados e dois retirados de pauta.

Fotos: Cleuton Silva / Dicom – TRT-11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo