Suframa avança em projetos para fortalecer a integração econômica sul-americana
Reunião em Brasília discute criação de novas rotas e redução de custos logísticos para impulsionar a competitividade da ZFM
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) reforça seu papel estratégico na integração econômica da América do Sul. Em reunião realizada na segunda-feira (10/2), no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em Brasília, a autarquia discutiu a continuidade das ações do projeto Rotas da Integração Sul-Americanas. O objetivo central do encontro foi fortalecer as relações comerciais do Brasil com os países vizinhos e ampliar a conectividade logística na região amazônica.
O encontro contou com a presença do superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar; do coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur de Freitas Lisboa; e do coordenador-geral de Representação Institucional, Marlênio Oliveira. Representando o MPO, participaram o secretário-adjunto de Articulação Institucional, João Villaverde, e o subsecretário de Articulação Institucional, Luciano Severo, além de técnicos e gerentes do ministério. O deputado estadual pelo Amazonas e vice-presidente da Associação do Parlamento Amazônico, Sinésio Campos, também esteve presente.
Durante a reunião, a Suframa apresentou dados sobre os fluxos comerciais entre os estados da Amazônia Ocidental e o Amapá, que fazem parte de sua área de atuação, e os países vizinhos. Foram debatidas as potencialidades de trocas de mercadorias e serviços, os desafios logísticos enfrentados pelas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e as oportunidades de melhoria na logística fluvial, marítima, terrestre e aérea que conecta a Amazônia Ocidental aos demais países da região.
O projeto Rotas da Integração Sul-Americanas está alinhado ao Consenso de Brasília, acordo firmado em maio de 2023 entre doze países da América do Sul. Dentro desse contexto, a Amazônia Ocidental e o Amapá estão incluídos em três das cinco rotas estratégicas: Rota Amazônica, Rota das Ilhas da Guiana e Rota Quadrante Rondon. Essas conexões possibilitam novas vias de comércio internacional, incluindo mercados do continente asiático.
Para o superintendente-adjunto da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, a criação de novas rotas comerciais e a redução de custos logísticos representam um avanço significativo para a competitividade da Zona Franca de Manaus. “Essas iniciativas são alternativas promissoras para fortalecer a ZFM por meio da redução de custos com transporte. Além disso, ampliam o potencial de exportação e importação dentro da América do Sul, proporcionando um novo fôlego ao nosso comércio regional”, destacou Aguiar.
Evento internacional em Manaus
A Suframa também foi uma das instituições consultadas na fase de planejamento do projeto, fornecendo informações estratégicas e participando de reuniões presenciais e virtuais. Durante o encontro, foi anunciado que o governo do Equador, que ocupa atualmente a presidência pro tempore do Consenso de Brasília, demonstrou interesse em realizar um evento em Manaus para debater novas possibilidades de integração econômica entre os dois países. O evento está previsto para março e já conta com tratativas avançadas para sua organização.
Com a articulação de novas parcerias e investimentos logísticos, a Suframa reafirma sua posição como um dos principais agentes da integração econômica regional. A ampliação das rotas comerciais e a otimização dos custos de transporte são medidas estratégicas que podem alavancar o desenvolvimento da Amazônia Ocidental e fortalecer a posição do Brasil no cenário sul-americano.
Fotos: Divulgação/Suframa