DESTAQUESAÚDE

Mais duas UBSs de grande porte reforçam rede pública de saúde em Manaus

Unidades na zona Oeste e Leste serão entregues em abril, reforçando a atenção básica na capital

O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, nesta terça-feira (18/2), as obras de duas novas Unidades de Saúde da Família (USFs), localizadas nas zonas Oeste e Leste da cidade. As unidades, classificadas como porte 4, devem ser entregues em abril e fortalecerão a cobertura da atenção primária na capital amazonense.

Acompanhado pelo subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Nagib Salem, o prefeito visitou as obras no Parque Mosaico, na zona Oeste, e no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste.

A USF do Parque Mosaico segue o novo modelo de estrutura de atenção primária, com 1.200 metros quadrados e 59 compartimentos. Segundo David Almeida, a unidade trará melhorias significativas no atendimento à população.

“Essa é mais uma UBS de grande porte que estamos construindo para oferecer um serviço de qualidade à população. Em abril, entregaremos mais essa unidade, consolidando o novo conceito de estrutura de atenção primária em Manaus”, destacou o prefeito.

Já no bairro Jorge Teixeira, a UBS Gebes Medeiros se destaca como a maior unidade de saúde básica da cidade, com 1.504 metros quadrados de área construída. A unidade está em fase final de acabamento e também será entregue em abril.

“Estamos na reta final dessa obra. Nossa previsão é entregar a unidade completamente equipada e modernizada em dois meses. É um avanço importante para garantir a cobertura total da atenção básica na cidade”, afirmou Almeida.

Desde o início da atual gestão, em 2021, a cobertura da atenção primária em Manaus saltou de 47% para mais de 90%, ampliando significativamente o acesso da população aos serviços básicos de saúde.

O subsecretário Nagib Salem ressaltou a gama de serviços que serão disponibilizados nas novas unidades.

“Essas unidades vão oferecer toda a carteira de serviços da atenção primária, incluindo atendimento ambulatorial, saúde bucal, farmácia, pré-natal, curativos para diabéticos, salas de observação, entre outros. É um reforço essencial para a rede de saúde da cidade”, concluiu.

Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo