Centro Histórico ganha nova fase de revitalização com projetos inovadores e seminário
Projeto da prefeitura de Manaus avança com novas iniciativas de requalificação e incentivo ao desenvolvimento econômico do Centro Histórico
Quase um ano após a entrega das primeiras obras de revitalização do Centro Histórico, a Prefeitura de Manaus apresentou, nesta terça-feira (18/3), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Manaus), novos projetos da segunda etapa do programa “Nosso Centro”. Durante o encontro, também foi lançado o 1º Seminário de Sensibilização, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril, com o objetivo de debater soluções para a requalificação da região.
A reunião foi conduzida pelo Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios de Manaus (CMAN), da Prefeitura de Manaus, e contou com a participação do secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, além do diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente.
“Este é o início de um trabalho integrado entre poder público, lojistas, empresários e sociedade civil. Nosso objetivo é estruturar um plano de ação e investimentos para os próximos quatro anos, garantindo a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida no Centro de Manaus”, afirmou Valente.

Seminário busca soluções para revitalização urbana
Durante o encontro, o diretor-presidente do Implurb convidou empresários e representantes do setor comercial a participarem do seminário do “Nosso Centro”, que terá como foco apresentar avanços do projeto, discutir desafios e propor novas soluções.
“No seminário, traremos especialistas e representantes da cidade do Recife (PE), referência em requalificação urbana. A partir dos debates, construiremos um documento norteador para ações de curto, médio e longo prazo na região central de Manaus”, explicou Valente.
Empresariado e governo discutem melhorias
O encontro marcou a primeira reunião do ano do Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios, reforçando a prioridade da gestão municipal em transformar o Centro Histórico de Manaus. Para o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, a parceria entre empresários e governo é essencial para a requalificação da área.
“Pequenos detalhes impactam diretamente no bem-estar da população e no comércio local. Nossa intenção é integrar ações que fortaleçam o Centro como um espaço moderno e atrativo, tanto para negócios quanto para lazer”, destacou Assayag.
Entre as propostas debatidas, esteve a requalificação do “miniCentro”, área que abriga os principais terminais de ônibus da região, além da possibilidade de um novo porto para a Manaus Moderna, dentro do projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A proposta busca modernizar o sistema de transporte de passageiros e cargas na região Norte, incentivando o desenvolvimento econômico e turístico.
Cultura e reativação de espaços históricos
A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) também integra a requalificação do Centro, com o objetivo de promover o turismo e a cultura na região. Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, novas ativações estão sendo implementadas para revitalizar espaços históricos.
“Desde 2021, o programa ‘Nosso Centro’ tem entregado obras importantes, como o Mirante Lúcia Almeida, o Casarão Thiago de Mello, o Largo de São Vicente e o Píer Turístico Manaus 355. Agora, avançamos para a segunda etapa, que prevê o Museu do Basa e a abertura do Centro de Arqueologia da cidade”, afirmou Lobato.
Além disso, está em estudo a criação de uma feira semanal na Praça Dom Pedro II e a ampliação do festival #SouManaus, maior evento de artes integradas do Brasil, que ocupará uma área de 63 mil metros quadrados no Centro Histórico, reunindo cultura, arte e entretenimento.
Expansão do projeto “Nosso Centro”
Na segunda fase do projeto, estão previstas iniciativas como a expansão do Polo Digital, a criação do Polo de Gastronomia Criativa, o lançamento do Museu do Porto e do Museu da História das Olimpíadas, além da reativação de um trecho do antigo bondinho.
O seminário do “Nosso Centro” será uma oportunidade para a sociedade civil e o setor privado debaterem os desafios e oportunidades da região, consolidando um plano conjunto de desenvolvimento urbano e econômico para o coração da cidade.
Parcerias estratégicas
Participaram do encontro representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), além do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) e do Centro de Cooperação da Cidade (CCC).
Com a mobilização de diversos setores, a Prefeitura de Manaus busca consolidar o Centro Histórico como um polo dinâmico e sustentável, aliando modernização e preservação do patrimônio cultural da cidade.