TCE-AM promove ação socioambiental em Parintins e no Porto de Manaus com foco em educação ambiental e cidadania
Durante a chegada de milhares de turistas para o Festival de Parintins, campanha “TCE Sustentável – Sou Eco” reforça conscientização sobre meio ambiente e fortalece parcerias com escolas e instituições públicas
Às margens do início oficial do 58º Festival Folclórico de Parintins, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) já está em campo com uma missão que vai além da fiscalização: transformar informação em consciência cidadã. Com a 4ª edição do programa “TCE Sustentável – Sou Eco”, a Corte de Contas realiza uma série de ações socioambientais no município e também no Porto de Manaus, sensibilizando moradores, turistas e brincantes sobre a importância da preservação ambiental.
A campanha começou no dia 21 de junho e se estende até o encerramento do festival, no dia 29, com atividades em pontos estratégicos de Parintins. Na Praça da Catedral, onde foi instalado o stand oficial da ação — o conhecido “Turistódromo” — o público tem acesso a materiais educativos, participa de dinâmicas interativas e é convidado a responder um formulário eletrônico via QR Code, relatando os principais problemas ambientais de suas comunidades.
A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Projetos Ambientais (Dipam), com apoio da Diretoria de Controle Externo Ambiental (Dicamb), Diretoria de Planejamento (Diplan) e Escola de Contas Públicas (ECP), sob orientação da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins. A ação envolve ainda parcerias com a Semmas, Semed e a Coordenadoria Regional da Seduc em Parintins.
“Essa é uma ação socioambiental. O Tribunal vem somando esforços com diversos setores para trazer uma mensagem educativa e preventiva, especialmente nesse período em que a cidade recebe mais de 100 mil pessoas”, ressaltou Mara Matos, coordenadora da campanha em Parintins.
Mais que distribuição de conteúdo, a proposta é provocar reflexão sobre temas urgentes como o descarte incorreto de resíduos sólidos, a poluição, o desmatamento e o cumprimento do artigo 225 da Constituição Federal, que estabelece o dever de todos em preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

Um dos pontos altos da campanha é o fortalecimento da parceria com escolas públicas da cidade. Para a coordenadora regional da Seduc, Dilceane Prado, a articulação com o TCE-AM enriquece o currículo escolar.
“Essa parceria é muito importante. Desde o ano passado, temos fortalecido esse laço, que faz a diferença ao trazer material e apoio ao nosso trabalho de educação ambiental.”
A campanha também alcançou a capital. Em Manaus, a ação foi realizada no Porto, com abordagem direta aos passageiros e tripulantes das embarcações que seguiam rumo a Parintins.
“Nossa equipe foi até os barcos com destino ao Festival, dialogando com os passageiros e levando essa mensagem de responsabilidade ambiental. Esta já é a quarta edição da campanha, e seguimos com o propósito de ampliar a conscientização em todos os níveis”, destacou Anete Ferreira, diretora de Projetos Ambientais do TCE-AM.
Mais do que cumprir um papel institucional, o Tribunal reafirma seu compromisso com o presente e o futuro do Amazonas, semeando responsabilidade ecológica em um dos maiores eventos culturais do Brasil.
Foto: Filipe Jazz