DESTAQUEEMPREGO

FPS investe na modernização do trabalho e no escoamento da produção rural

Produtores rurais das cooperativas de agropecuária e de produtores rurais das comunidades Novo Remanso (Coopanore) e Sagrado de Jesus do Paraná da Eva (Ascope) vão receber nesta terça-feira (07/01) investimentos da ordem de R$ 308 mil reais do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), do Governo do Amazonas. Os recursos serão repassados por meio de equipamentos e veículos que serão usados no cultivo e no escoamento da produção. Ao todo o investimento vai beneficiar 725 trabalhadores rurais.

A Coopanore receberá um caminhão a diesel 4 cilindros, com capacidade para 9 toneladas, equipado com baú. Esta ação beneficiará direta e indiretamente 325 famílias na região, levando melhores condições de trabalho e impulsionando a produção de pequenos agricultores que desenvolvem principalmente a atividade de fruticultura, com destaque para produção de abacaxi. A área plantada dos cooperados é de 180 hectares, totalizando 5,2 milhões de plantas de abacaxi.

A Ascope recebe uma bobina plástica para embalagem de polpa de frutas de 1 kg e instalação de um gabinete frigorífico – câmara para congelado. Esta ação beneficiará direta e indiretamente 400 famílias na região que desenvolvem principalmente a atividade de fruticultura e pecuária, com destaque para produção de abacaxi, e sua capacidade produtiva é de 50 milhões de frutos ao ano. A área plantada dos cooperados é de 120 hectares, totalizando 3,6 milhões plantas de abacaxi.

Modernização – Com a aquisição do equipamento, por meio do incentivo do FPS, as associações diminuíram os custos com fretes e elevaram a produção em 20%, como resultado de uma produção mais ágil e esforço braçal menos rígido.

FPS – Por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, o Governo do Amazonas seleciona, custeia e monitora projetos sociais que promovam inclusão social e produtiva de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Essas ações têm o objetivo de garantir a proteção social dos cidadãos por meio de serviços, benefícios, programas e projetos que se constituem como apoio para os indivíduos, as famílias e a comunidade no enfrentamento de suas dificuldades.

Pular para o conteúdo