MEIO AMBIENTE

Quase 400 quelônio são soltos na RDS Puranga Conquista no AM

A atividade é realizada no âmbito do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc) da Sema, executado em 13 Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas.

Moradores de três comunidades da Reserva de Desenvolvimento (RDS) Puranga Conquista – Unidade de Conservação (UC) gerida pela Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) – realizaram, neste fim de semana, a soltura de 398 filhotes de quelônios. Por conta da pandemia, os monitores contaram com a supervisão a distância de técnicos da Sema nos processos de coleta dos ovos até a devolução dos animais à natureza.

A soltura dos filhotes de tracajás, irapucas e tartarugas ocorreu nas comunidades Nova Esperança, São Francisco do Chita e Bela Vista do Jaraqui. A atividade teve início no dia 23 de maio, em alusão ao Dia Mundial da Tartaruga, e seguiu até domingo (24/05), por meio dos monitores ambientais capacitados pela Sema Amazonas, segundo explica o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“Esse é um momento muito especial nas nossas Unidades de Conservação, mais ainda porque foi a primeira soltura de quelônios realizada nas comunidades São Francisco e Bela Vista. Para não colocar os comunitários em risco e nem comprometer o trabalho de monitoramento dessas espécies, a gestão da UC criou um canal de comunicação com os monitores para auxiliá-los durante todo esse processo”, disse.

Foto: Divulgação/Sema

Em 2019, moradores das comunidades receberam capacitação de dois dias para realizar o monitoramento das espécies de quelônios da região. A ação na RDS inicia em agosto, momento em que ocorre a coleta de ovos das praias para os tabuleiros, onde ficam até o período de eclosão. Após o nascimento, os quelônios são colocados em piscinas artificiais e seguem no local até alcançarem o tamanho necessário para serem soltos na natureza em segurança.

“Nós ficamos muito felizes por esse resultado, em especial com todo o acompanhamento da Sema sendo feito de maneira remota. Os monitores ficaram o tempo todo nos passando o feedback do processo de monitoramento até a soltura dos filhotes de volta para a natureza”, destacou a gestora da RDS Puranga Conquista, Adilla Matos.

A soltura de quelônios na Reserva contou ainda com a participação de monitores das comunidades Barreirinha e Novo Canaã. A atividade é realizada no âmbito do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc) da Sema, executado em 13 Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas.

Pular para o conteúdo