DESTAQUESAÚDE

EUA doam um milhão de EPIs para governo do Amazonas

Entre os itens doados pela missão diplomática, por meio do Departamento de Defesa do Comando Sul dos EUA, estão máscaras descartáveis, luvas cirúrgicas e luvas de procedimento, que já foram entregues.

Por videoconferência, o governador Wilson Lima participou, na tarde desta quarta-feira (27/05), da cerimônia de entrega de 1,1 milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados pela Embaixada dos Estados Unidos ao Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, referência no atendimento de Covid-19, no Amazonas.

Entre os itens doados pela missão diplomática, por meio do Departamento de Defesa do Comando Sul dos EUA, estão máscaras descartáveis, luvas cirúrgicas e luvas de procedimento, que já foram entregues à unidade de saúde. Ainda serão encaminhadas ao Delphina Aziz máscaras N95 e aventais descartáveis.

Wilson Lima agradeceu o suporte do governo norte-americano e apontou os avanços alcançados pelos Amazonas desde o início da pandemia, incluindo a ampliação da capacidade instalada do Hospital Delphina Aziz.

“Aqui em Manaus, já começamos a ter uma queda nos números de Covid-19, indicando que todas as decisões que tomamos foram acertadas, como ampliar nossa capacidade de atendimento e melhorar os fluxos. Isso foi feito com o apoio do Governo Federal, da iniciativa privada, de outros países, entre outros parceiros. Foi uma convergência de forças para que a gente pudesse manter esse equilíbrio no estado do Amazonas e garantir atendimento às pessoas que procuravam nosso serviço”, afirmou o governador.

A cerimônia também contou com a participação da titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Simone Papaiz; do secretário executivo da Susam, Marcellus Campelo; de integrantes do Comitê de Crise estadual e do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman.

O embaixador Todd Chapman destacou o apoio que tem sido destinado pelo governo norte-americano aos estados brasileiros, em especial ao Amazonas, escolhido para receber a doação de EPIs.

“A primeira região que pensamos que gostaríamos de ajudar no Brasil foi o Amazonas. Tem sido uma grande dificuldade para todo o mundo, mas, especialmente nestes meses, o Amazonas tem passado por momentos difíceis. Este ato também é um oferecimento aos profissionais da saúde do Hospital Delphina Aziz. Queremos reconhecer que, para ganhar essa guerra, precisamos de guerreiros e todos os médicos e enfermeiros são os verdadeiros guerreiros”, acrescentou.

Pular para o conteúdo