MEIO AMBIENTE

Oferta de minicursos e oficinas on-line marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

As aulas e oficinas estarão à disposição em todas as plataformas digitais da Semmas e Prefeitura de Manaus. Os vídeos serão disponibilizados semanalmente, a partir do dia 5 de junho

A Prefeitura de Manaus vai disponibilizar, a partir do próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, conteúdo programático de minicursos e oficinas de arborização; paisagismo e jardinagem; reaproveitamento de resíduos; e educação ambiental em videoaulas, dentro do projeto “Minicursos On-Line”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A intenção é permitir que a população tenha acesso às aulas dos minicursos, oficinas e formações, antes oferecidas presencialmente, com atividades teóricas e práticas, e suspensas em função das medidas de prevenção contra a contaminação pelo novo coronavírus, causador da Covid-19.

As aulas estarão à disposição em todas as plataformas digitais da Semmas e Prefeitura de Manaus. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, destaca a necessidade de adaptação imposta pelo momento de pandemia de Covid-19. “Entendemos que, dada a importância dos nossos minicursos, palestras e ações de sensibilização, sempre muito procurados e prestigiados pela população, foi preciso nos reinventarmos e nos adaptarmos à nova realidade”, afirma.

As videoaulas terão aproximadamente sete minutos e trarão dicas e passo a passo com as mais diferentes técnicas de produção de mudas, compostagem, jardinagem, paisagismo, espécies de cultivares, reaproveitamento de resíduos, campanhas educativas, entre outros temas.
Os vídeos serão disponibilizados semanalmente e servirão também como ferramentas de apoio para webnários e lives promovidas pela secretaria. “O cenário mudou com a pandemia e de certa forma nos levou a repensarmos as nossas atividades e como poderíamos manter os indicadores das ações de sensibilização da Semmas em patamares satisfatórios, como sempre foram com as nossas atividades presenciais”, explica o titular da Semmas.

As aulas virtuais serão ministradas, a princípio, por representantes do corpo técnico dos departamentos de Arborização e Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Áreas Protegidas. As gravações serão realizadas nas unidades de conservação e parques urbanos geridos pela Semmas.

“A ideia foi muito bem recebida pelos servidores e estamos todos empolgados com as inúmeras possibilidades e o alcance permitido pelas redes sociais”, afirma o diretor de Arborização, Deyvson Braga. Segundo ele, os minicursos de arborização e paisagismo poderão ainda inspirar muita gente que está em casa em quarentena, e quer se dedicar ao tema. As primeiras videoaulas terão como foco produção de mudas, compostagem em quintais, jardinagem e paisagismo e plantas alimentícias não convencionais (as pancs).

Pular para o conteúdo