EDUCAÇÃO

Seminário online aponta tendências e contexto do gerenciamento de negócios durante a pandemia

Webinar “Gestão de Negócios 2020, planos e probabilidades” é promovido pela Coordenação de Pós-graduação e Extensão da faculdade Martha Falcão, que será aberto ao público.

A terceira edição da pesquisa “O Impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Amazonas, apontou que 6,7% do segmento interromperam temporariamente o funcionamento da empresa; 45,5% mudaram o funcionamento e 1,3% fecharam definitivamente. Além disso, 90,2% reduziram o faturamento com queda média de 59,9%.

Os dados revelam a necessidade das micro e pequenas empresas se reinventarem. Mas como fazer isso? Para responder esses e outros questionamentos a coordenação de Pós-graduação e Extensão da faculdade Martha Falcão, vai realizar nesta sexta-feira (29/5), um seminário online (webinar) “Gestão de Negócios 2020, planos e probabilidades”.

“A nova economia está baseada em desafios. Os números mostram isso. É preciso replanejar, agir e utilizar duas qualidades super importantes do empreendedor: persistência e foco. Saber gerir o seu negócio é fundamental ainda mais neste período. A gestão é uma habilidade de gerir pessoas, processos e estruturas para manter a empresa saudável e competitiva”, afirma Maria Helena Souza Garcia, gerente de atendimento e relacionamento do Sebrae-AM, que é a convidada do webinar.

O conteúdo é voltado tanto para o empreendedor formal ou informal, além daqueles que precisam de um norte para tomada de decisão ou de ideias de negócio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://go.wyden.to/fmf-live-sessions.

Maria Helena Souza Garcia é administradora, pós-graduada em agente de Inovação e Difusão de Tecnologia, em Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, e em Gerenciamento de Projetos.

Como tendências de negócios que tendem a crescer neste período, Maria Helena aponta empresas com delivery, farmácia exclusivamente virtual, lavanderia pessoal com higienização de roupa de cama e banho, compra de presentes quando a loja não tiver serviço de entrega, prestação de serviços para idosos (compras, passeio com cães, entrega de encomendas como bolos, roupas para lavanderia, entrega de costuras, comprar pão diariamente, acompanhante para clínicas).

“Se adequar, adequar seus produtos, fazer seu ‘enxoval de mídias digitais’, aprender novas possibilidades de negócios, além de ficar de olho nas finanças e custos, são algumas dicas para este período. O PIB mundial está sendo afetado pela pandemia e a mudança será inevitável. No entanto, nossa primeira satisfação básica deve ser preservar sua saúde porque sem ela, nada disso é possível”, explica.

Pular para o conteúdo