DESTAQUEINDÚSTRIA

Indústria da Zona Franca de Manaus lidera produção, mas é a paraense que leva vantagem em valor de vendas

Dos dez principais produtos industriais da Região Norte, seis são do Amazonas. Televisão lidera produção e gera 12,5 bilhões em valor de produção, mas a venda de minérios põe o Pará na liderança

Pesquisa sobre a produção industrial, categoria produto, divulgada pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaca o aumento de representatividade da indústria da Região Norte nos últimos dez anos, onde dos 10 principais produtos, seis são fabricados no Polo Industrial de Manaus e quatro, no estado do Pará. No entanto, a indústria paraense leva grande vantagem sobre a indústria amazonense em valor de vendas, impulsionada pelos minérios. Em 2018, a fabricação de televisão foi o principal produto do Amazonas em valor de vendas.

Essa pesquisa (PIA-Produto) permite uma análise da composição e evolução da produção industrial brasileira, através do acompanhamento de mercados específicos e das articulações das cadeias produtivas. Na elaboração, são captadas informações sobre as unidades locais produtivas industriais das empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que aferiram receita bruta proveniente da venda de produtos e/ou serviços industriais superior a R$15,1 milhões no ano anterior ao de referência da pesquisa. As variáveis quantitativas cobertas pela PIA-Produto são o valor da produção, valor de vendas (receita liquida de vendas), quantidade produzida e quantidade vendida.

A participação no valor de vendas das grandes regiões, para unidades produtivas com 30 ou mais pessoas ocupadas, é liderada pela Região Sudeste com 55,4%, em seguida a Região Sul com 20,2%. A região Norte ocupa a quarta posição entre as cinco do país, com 6,9%.  A região Centro Oeste ocupa a última posição com 6,4% das vendas.

De 2009 para 2018 apenas a região Sudeste perdeu representatividade no valor de vendas, caindo de 62,0% para 56,4%. Todas as outras regiões do país tiveram aumento no desempenho. A região Norte passou de 6,6% para 6,9% no período. A Centro-Oeste teve o maior crescimento com 2,5 pontos percentuais.

Considerando os três principais produtos de cada região. Na Região Norte, o minério de ferro do Pará representou 19,3% das vendas; televisores do Amazonas 6,9% e celulares também produzidos no estado 6,6%. Destaca-se então a produção de minério de ferro e a indústria de eletrônicos da Zona Franca de Manaus. A Região Sudeste que lidera o ranking, teve como principais vendas óleo bruto de petróleo (6,1%), óleo diesel (2,7%) e automóveis de 1.500 a 3.000 cilindradas (3,3%).

Dentre os dez principais produtos industriais da Região Norte, o Amazonas entra com seis (televisores, celulares, xaropes para bebidas, motocicletas, óleo diesel e ar condicionado); e o Pará com quatro (minério de ferro, carnes, minério de cobre e óxido de alumínio). Os produtos produzidos no Amazonas alcançaram 25,7% do valor das vendas da Região Norte. Enquanto os produtos produzidos no Pará representaram 31,3%.

Ainda considerando as unidades de produção com 30 ou mais pessoas ocupadas, por valor de produção. A produção de televisores liderou no Estado, com um valor de 12,5 bilhões. Em segundo lugar veio a produção de celulares com 12,1 bilhões; na terceira posição estava a produção de gás natural (*). A quarta posição foi de xarope para bebidas (7,5 bilhões), seguidos de: motocicletas (7,1 bilhões ), ar condicionados (3,8 bilhões ), peças para motocicletas (2,2 bilhões ), latas de alumínio (2,1 bilhões ), óleo bruto ( *) e placas de circuito impresso (1,4 bilhão).

Pesquisas

O IBGE produz duas pesquisas de acompanhamento da produção industrial brasileira: Pesquisa Industrial Anual – Empresa e a Pesquisa Industrial Anual – Produto. Cada uma possui objetivos e escopos distintos. A PIA – Empresa investiga as empresas industriais e suas unidades locais produtivas, captando variáveis econômico-financeiras a fim de caracterizar a produção industrial. Enquanto a PIA – Produto investiga os produtos e serviços industriais produzidos/prestados pelas unidades locais produtivas industriais a partir da lista de produtos – PRODLIST, captando informações referentes a produção e venda. Portanto, as duas são independentes e complementares, fornecendo diversas possibilidades de análise sobre a estrutura de produção industrial do Brasil.

Com informações do IBGE

Pular para o conteúdo