Antonio Siemsen MunhozCOLUNAS

O que são os Bots e ChatBots?

Aprenda mais sobre estas inovações tecnológicas, construídas dentro da neutralidade, mas que a natural agressividade do ser humano pode transformar em perigosa arma.

Por Antonio Siemsen Munhoz

Grosso modo eles admitem uma definição como nós humanos gostamos: São ferramentas automatizadas que executam uma série de funções pré-programadas. Sua maior ou menor força depende do nível de IA (Inteligência Artificial) utilizada por cada um deles. Eles simulam assistentes cuja forma ninguém conhece e desenham como um elemento antropomórfico (os seres humanos gostam de sua forma) ou como um icônico emoticon qualquer que se comunicam  e interagem com as pessoas com o uso de mensagens de texto automatizadas. Há aqueles dos quais as pessoas gostam, há outros que as pessoas detestam, por sua constantes interrupções, que geralmente ocorrem nas horas mais erradas.

Você ainda terá um Bot, ChatBot ou ambos para chamar de seu

Estes elementos podem ser classificados segundo diferentes taxonomias. Mais cedo ou mais tarde, devido a viver em um inevitável mundo de aplicativos, você deverá um desses robôs para chamar de seu. Abreviaturas, siglas e acrônimos acabam por criar um dialeto (socialeto) particular relativo ao tema. A melhor maneira de compreender elementos com tal nível de abstração é trabalhar com a criatividade. Imagine que possamos chegar ao tempo em que é possível andarmos por entre os Bots e Chatbots e pelas largas vias abertas pela grande rede e até seja possível poder conversar com alguns deles e ouvir o que eles dizem abertamente e sem medo.  O que eles poderiam estar conversando? Como seria um diálogo possível entre eles?

Como seria um diálogo entre os Bots e ChatBots?

A imaginação é novamente chamada à tela. Veja como poderia ocorrer uma conversa entre dois ou mais Bots e ChatBots cruzando em alguma esquina da supervia da informação. Existem dois grupos deles: os do bem e os do mal. Os do bem trazem soluções para nossos problemas e chamam pouca atenção e estão quase em extinção. Geralmente nós, seres humanos, gostamos de coisas mal feitas. Segundo as fofocas o diálogo daqueles que são do mal, população em crescimento exponencial, sempre começa com uma risada digital: hahahahahaha…. Elas antecedem a pergunta tradicional entre eles: o que de mal você fez hoje? Entre suas primordiais funções eles são elementos que acionam ações que colocam em risco equipamentos e pessoas. Nas conversas tidas no virtual eles marcam rolezinhos nos quais irão programar novas ações para o mal. Estes habitantes escolheram o seu celular, terra de ninguém, como habitação que lhes permite maior movimentação e atingir um maior número de pessoas.

O que eles podem fazer?

Há uma grande variedade de Bots e Chatbots. Eles podem ser úteis ou inofensivos e também podem ser altamente nocivos e utilizados de forma destrutiva. Há os que se escondem na grande rede, nos mecanismos de busca. Eles guardam a sete chaves, dados de ranqueamento, que certamente, em algum momento, serão hackeados, estes dados são captados quando eles captam informações de usuários que navegam despreocupadamente pela grande rede. O dano é ainda maior quando associado a algum código malicioso (malware) que abre as portas de seu equipamento para invasões externas. Os menos chatos e perigosos são aqueles que trabalham na lógica de pergunta e resposta. Se ao atender o telefone ouvir, logo após a resposta alô: Antonio é você mesmo? Isto significa que alguma operadora conseguiu seus dados e está invadindo sua privacidade. O mesmo aconteceu se você estiver recebendo um sem número de ligações oferecendo dinheiro fácil, mas ávidos por consumir os consignados dos despreocupados navegantes. A lista de males é interminável e todas devem ser conhecidas e seus efeitos anotados e divulgados.

Como evitar Bots e ChatBots?

Não acredite quando dizem que as empresas que combatem os vírus fazem parte de uma indústria. Isto faz parte de teorias da conspiração voltadas para que você continue desprotegido. Se você não quer Bots ou ChatBots, além de outras pragas daninhas em seu equipamento, pare na primeira loja e compre um bom antivírus de amplo espectro. Cuide de suas senhas e as torne tão complexas quanto possível. Não forneça seus dados pessoais a ninguém. De informação em informação os Bots e chatbots poderão tomar conta de suas vidas e transformar seus celulares em armas perigosas, principalmente quanto em mãos de ingênuos navegantes. Por mais simpáticos que os Bots e ChatBots possam ser eles devem ser bloqueados logo na porta de entrada, como convidados indesejáveis. Você deve, também, agir como um mal educado e recusar convites para acessar facilidades irreais, em festas para as quais é insistentemente convidado. Depois de instalados, estes elementos podem permanecer ocultos e continuar, por um longo tempo, a causar danos e incômodos. Leia todos os guias de boas práticas e procure aplicar suas recomendações em sua atividade diária de navegação.

Antonio Siemsen Munhoz é Doutor em Engenharia de Produção, Bacharel em Engenharia Civil, Especialista em Tecnologias Educacionais, Pós-graduado em Gestão Eletrônica de Documentos, com MBA em Design Thinking

Pular para o conteúdo