SEGURANÇA

Delegacia de Combate à Corrupção terá como primeiro titular o delegado Guilherme Torres

Guilherme Torres vai comandar a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção

Governador Wilson Lima sancionou lei que criando a Deccor, no último dia 14 de agosto e, delegada geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, designou Guilherme Torres para chefiar a nova unidade

O delegado Guilherme Torres Ferreira foi o nome escolhido pela delegada geral da Polícia Civil do Amazonas (PC), Emília Ferraz, para comandar a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), recém criada pelo governador Wilson Lima, por meio da Lei 5.211/2020, sancionada por ele, no último dia 14 de agosto.

Delegado de carreira da PC, Guilherme Torres já atuou como delegado adjunto em Novo Airão, delegado titular em Urucará, titular do 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP), do 20º DIP e do 19º DIP; diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) e secretário-executivo da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).

O governador Wilson Lima sancionou a Lei 5.211/2020, que cria a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), no âmbito da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), no último dia 14 de agosto. Na mesma data, o delegado Guilherme Torres Ferreira, foi designado por meio de portaria assinada pela delegada geral da PC-AM, Emília Ferraz, para comandar a nova delegacia.

Na ocasião em que assinou a mensagem do Projeto de Lei que criou a Deccor, Wilson Lima destacou que a iniciativa é importante para dar transparência e lisura necessária aos investimentos de recursos públicos. Ele disse, ainda, que a criação da delegacia está alinhada com a proposta do Governo Federal, que promete liberar recursos específicos para o combate a esse tipo de crime.

Combate à corrupção

Como o próprio nome diz, a Deccor tem como atribuição prevenir, reprimir e promover o combate à corrupção, atuando na apuração de toda e qualquer forma de corrupção e desvio de recursos públicos praticados contra o patrimônio da administração pública estadual e municipal.

Também poderá se articular com outras instituições policiais, órgãos da administração direta e indireta, agências e instituições de inteligência para trabalho de cooperação, troca de informações e apoio operacional.

A nova Delegacia Especializada de Combate à Corrupção ficará subordinada ao Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e funcionará na avenida Professor Nilton Lins, 325, bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul da capital.

Pular para o conteúdo