DESTAQUEMEIO AMBIENTE

No Dia da Amazônia, Sema promove bate-papo online sobre unidades de conservação e áreas protegidas

Com o tema “Como a Amazônia cuida da gente”, encontro entre Sema, FAS e parceiros fará resgate da história das Unidades de Conservação e potencial das áreas protegidas no Amazonas

Em comemoração ao Dia da Amazônia, celebrado no dia 5 de setembro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realizam, neste sábado (05/09), uma live interativa com o tema “Como a Amazônia cuida da gente”. O bate-papo será transmitido pelo perfil da Sema Amazonas no Facebook e pelo canal da FAS no YouTube, a partir das 10h (horário de Manaus).

O encontro será mediado pelo superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana, e contará com a presença do titular da Sema, Eduardo Taveira. A conversa também contará com a participação especial de convidados que estiveram envolvidos no processo de criação, implementação e consolidação das áreas protegidas estaduais, conforme explica o secretário do Meio Ambiente.

“A proposta é fazermos uma montagem histórica do desenvolvimento das Unidades de Conservação (UCs) e apresentarmos os resultados positivos que alcançamos ao longo de mais de três décadas, desde a criação da primeira UC. Convidamos pessoas essenciais na construção dessa história para compartilharem os desafios e conquistas da manutenção desses territórios”, disse Taveira.

Entre os demais convidados estão representantes do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), da WWF-Brasil, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), entre outros.

Interação com o público

Desde o início da semana, a Sema e FAS lançaram um desafio nas redes sociais para o público: gravar um vídeo, de um minuto respondendo a pergunta “Como a Amazônia cuida da gente?”. Os melhores vídeos serão apresentados durante a live deste sábado (05/09). Mais detalhes de como participar podem ser conferidos no Instagram da @semaamazonas e da @fasamazonas.

“A Amazônia cuida da gente de muitas formas. É importante neste Dia da Amazônia nós manifestarmos a gratidão pelas florestas, pela chuva, que não só refresca a temperatura, mas também promove o abastecimento para o nosso consumo”, afirmou Virgílio Viana, superintendente geral da FAS em resposta nas redes sociais ao desafio.

Sobre o Dia da Amazônia

O Dia da Amazônia foi criado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. A data foi escolhida por coincidir com a data de criação da província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II.


FOTO: Ricardo Oliveira

Pular para o conteúdo