CULTURADESTAQUE

Manaus recebe ação nacional da Virada Sustentável com projeções de mensagens em prédio

Intervenção urbana ocorrerá simultaneamente em seis cidades do Brasil e marcará a abertura da 10ª Virada Sustentável São Paulo

Manaus é uma das seis cidades brasileiras que receberá a ação “Juntes Recriamos o Futuro”, projeção de mensagens em fachadas de prédios executada pelo coletivo Projetemos, que marcará a abertura da 10ª Virada Sustentável São Paulo, nesta quarta-feira (16), às 19h. A intervenção urbana será realizada na Av. Eduardo Ribeiro com Rua 24 de Maio, no Centro, e tem o objetivo de provocar reflexão sobre o futuro pós-pandemia do novo coronavírus.

Além da capital amazonense, as mesmas projeções realizadas em São Paulo serão vistas simultaneamente em Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre. As mensagens são resultado de reuniões virtuais com participação de centenas de organizações e personalidades, nas diferentes frentes temáticas trabalhadas este ano pela Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade da América Latina.

“Ficamos felizes em fazer parte dessa primeira ação de cunho nacional promovida pela Virada Sustentável, que trará mensagens de alerta sobre o modo como vivemos e como estamos tratando o meio ambiente. Neste ano de desafios, o festival precisou se reinventar e encontrar maneiras alternativas de interagir com o público, inserindo ações inovadoras que contemplem com criatividade o tema da sustentabilidade”, destaca a coordenadora da mobilização em Manaus e coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Paula Gabriel.

Virada da Amazônia 

Em Manaus, a Virada Sustentável é correalizada pela FAS e caminha para sua sexta edição. Assim como em São Paulo, a programação ocorrerá pela primeira vez em formato híbrido: algumas atividades serão promovidas presencialmente, com restrição de público, e outras serão realizadas pela internet, possibilitando a participação de pessoas de outros Estados e países.

A abertura do festival será realizada no dia 27 de novembro, no Teatro Amazonas, com capacidade de público reduzida pela metade, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Nos dias 28 e 29 de novembro, ocorrerão atividades virtuais variadas e gratuitas. O Fórum da Virada Sustentável Manaus 2020 encerra a programação, com debates online envolvendo especialistas de diversas áreas, entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro.

“Esta edição é uma oportunidade importante para levarmos para população iniciativas inspiradoras, de uma forma bem interativa e contemporânea, propondo caminhos e soluções para a construção de um futuro mais sustentável”, afirma Paula.

Em cinco edições, o festival já alcançou 65,9 mil pessoas, mobilizou mais de 1,8 mil voluntários e realizou mais de mil atividades em aproximadamente 100 pontos da cidade. Toda a mobilização é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), envolvendo temas como igualdade de gênero, saúde e bem-estar, consumo e produção responsáveis, educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e erradicação da pobreza.

Pular para o conteúdo